quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lição de casa para quê?


Muitos pais têm me perguntado a respeito da lição de casa. Precisa fazer mesmo? Não é muita carga sobre essas crianças tão pequenas? Por que fazer? Não é melhor que as crianças brinquem, descansem ou se divirtam? Vamos às respostas.
A aprendizagem tem algumas fases bem definidas. A primeira delas é a aula em si, o momento da construção do conhecimento pela criança. Nessa fase, os conceitos são armazenados na memória de curto prazo. A criança esquece tudo em pouco tempo, em poucas horas.
Em seguida, quando a criança, ou quando relê o caderno, o cérebro leva as informações que estão na memória de curto prazo para a memória de longo prazo: a memória “permanente”. Esse processo só ocorre quando o cérebro o percebe a necessidade de usar novamente essas informações.
Em terceiro lugar, vem a fixação, que ocorre durante o sono profundo. Nesse período, o cérebro recebe a liberação do hormônio do crescimento, da leptina, do cortisol etc. toda essa química ativa a fixação das informações que estão na memória de longo prazo, impedindo-as de ser esquecidas – pelo menos enquanto forem necessárias. Essa fixação ocorre, portanto, durante um período do sono de qualidade, do sono restaurador; por isso, dormir bem é importantíssimo. A organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um período de dez horas de sono para crianças de até 10 anos de idade.
Se a criança não dorme adequadamente, acaba não tendo todas as horas de que seu corpo necessita. Ela não grava, não fia, não retém, não memoriza o aprendizado na escola ou no dia a dia.
Além disso, se não faz lição ou não revisa o que foi aprendido naquele dia, não haverá nada na memória de longo a ser fixado. E as informações vão se apagando da memória.
Por isso, ai vão algumas dicas:
Converse com seu filho sobre o que ele aprendeu:
- Filho, o que você aprendeu hoje?
- Não lembro de nada!
- Hum! Teve recreio?
- Teve.
- Vocês foram ao parquinho?
- Claro, né?!
- Que legal! Uma coisa você já lembrou. Que bom! Depois, vocês entraram e foram desenhar, pintar, ouvir uma história...O quê? E assim por diante.
Dessa forma, a criança percebe que tem de prestar atenção para poder responder a essas perguntas. Isso a incentiva a ficar mais “ligada” durante as atividades.
Quanto à lição de casa, a mãe (ou pai, é claro) deve desligar a TV, pedir, outras crianças que brinquem em outro espaço, enfim, garantir que o momento da lição realmente seja realizado e de forma agradável. Esta deve ser a única ajuda dos pais. É um “crime” fazer a lição pela criança.
Se todos os dias houver o momento da lição, vira hábito e, logo, não será mais necessário mandar a criança faze-la;
Não é nada difícil garantir esse espaço e criar o hábito de estudar, mas é fundamental para que a criança possa desenvolver autonomia na aprendizagem.

Lição, seja bem-vinda!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

2º ANO A - Atividades em sala

Segunda-feira 03/05/10
Português - Leitura e ortografia de texto no caderno, treinando escrita do quadro e leitura individual/coletiva. Atividade para casa: tarefão de reforço para o dia 11.05.10

Terça-feira 04/05/10
Português - Atividades de leitura e interpretação de texto em folhas xerocadas.

Quinta-feira 06/05/10
Português - Confecção de álbum de receitas para as mamães (referente à atividade da página 63 do módulo).
História - Atividade do módulo complementar páginas 03 e 04. projeto Dia das maes (histórias infantis)
CIÊNCIAS - Desenvolvimento: O segredo da vida (página 36) leitura e interpretação e vegetais (página 38)

Segunda-feira 10/05/2010
PORTUGUÊS - Tema da aula: Trabalhando ortografia, uso de M antes do P e do B, com atividades em folhas xerocadas e no caderno
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor ao próximo
Para casa: trazer gravuras para confeccionar cartaz
MATEMÁTICA - Tema da aula: Adição com três números; Atividade em sala (páginas 65 e 66)
Para casa: atividade páginas 67 e 68

Terça-feira 11/05
CIÊNCIAS - Tema da aula: Os vegetais se desenvolvem: Atividade páginas 38 a 41 do módulo.
PORTUGUÊS - Teste avaliativo: texto para reescrita correta, ordenação de sílabas, uso de m ou n antes das consoantes
INGLÊS - Memory game - jogo da memória (palavras X figuras), material de apoio da apostila
NATAÇÃO - Jogos de raciocínio

Quarta-feira 12/05/10
ARTES - pintura dos pássaros apaixonados e você é o artista
MATEMÁTICA - Atividade referente ao assunto de "Adição"; Atividade em sala, página 67(questão 01)
Para casa: Terminar a página 67 e 68
GEOGRAFIA - modulo complementar páginas 05 e 06

Quinta-feira 13/05/10
HISTÓRIA - lembranças da nossa vida; Atividade de sala: cópia do texto no caderno
PORTUGUÊS - Atividades de fixação em folhas xerocadas e no caderno: uso de m ou n antes das consoantes, ordenação e separação de sílabas, formação de palavras, masculino e feminino.

Sexta-feira 14/05/10
PORTUGUÊS - Correção da atividade de casa no quadro. Ditado avaliativo de palavras: uso de m ou n antes de consoantes.

Segunda-feira 17/05/10
PORTUGUÊS - Correção coletiva do ditado: uso de M ou N antes das consoantes para fixação das palavras. Trabalhando o uso de S com som de Z: grupo de palavras e atividades de separação de sílabas no quadro. Atividades para casa em folhas xerocadas.
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor. Produção de cartaz
MATEMÁTICA - atividade do módulo complementar páginas 7 e 8
Para casa: Atividade do módulo página 9 (Sólidos geométricos)

Terça-feira 18/05/2010
CIÊNCIAS - atividades do módulo, páginas 46 e 47
PORTUGUÊS - Correção no quadro da atividade. Ditado de palavras e de frases para fixação de S com som de Z.
Para casa: Treinamento palavras com c ou com g
NATAÇÃO - ginástica na piscina, com os movimentos do nado crawl

Quarta-feira 19/05/2010
ARTES - Pintura ao som de música, e recorte e colagem do desenho arara.
MATEMÁTICA - Correção da atividade de casa do módulo complementar (página 10 e 11).
Para casa: Atividade do módulo, páginas 12 e 13.
GEOGRAFIA - Tema da aula: Eu e a escola onde estudo; Atividade módulo complementar, páginas 8 e 9.

Quinta-feira 20/05/2010
HISTÓRIA - Tema da aula: O tempo passa, módulo página 5, 6 e 7
Para casa: Atividade no módulo complementar, páginas 13 e 14
MATEMÁTICA - Atividade em classe das páginas 14 e 16.
Para casa: Atividade no módulo complementar da página 15.
PORTUGUÊS - Leitura, interpretação e ilustração literária.
Para casa: Recortar, colar no caderno e copiar palavras de S e com som de Z.

Sexta-feira 21/05/2010
PORTUGUÊS - Oficina de leitura no módulo complementar "Hora de Brincar". Atividades lúdicas das páginas 13 e 14.

Segunda-feira 24/05/2010
PORTUGUÊS - Trabalhando ortografia: Uso de SS entre as vogais e atividades no caderno, visando observar a escrita correta das palavras e separação de sílabas.
Para casa: Atividades de fixação de ss em folha xerocada.
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor, foi realizado um debate com os alunos a respeito de músicas que falam de amor.
MATEMÁTICA - Tema da aula: Subtração e atividade no caderno.

Semana das mães - Receita

Patê de salsicha

300 gramas de salsicha, cozidas na água
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de shoyu
1 colher (chá) de maionese
1 Suco de limão pequeno

Picar as salsichas, colocar no liquidificador junto com os outros ingredientes, durante quatro minutos. Retirar do liquidificador, colocar em uma vasilha, na geladeira. Servir com torradas ou bolachas.

Alexandra, Mãe de Daniel Cardoso

5º ANO B - Atividades em sala

Quarta-feira 05/05/10
CIÊNCIAS - Atividade no módulo (páginas 36 à 48) ;
* Exploradores do Universo
* Atividade (valor 2,0 pontos)
Segundo momento de aula - Atividades módulos (páginas 42 à 48); Sistema solar
PORTUGUÊS - Jogos e brincadeiras com participação das mães.

Quinta-feira 06/05/10
PORTUGUÊS - Correção das atividades (páginas 61 e 62) e realização das atividades (páginas 63 e 64)
MATEMÁTICA - Correção de terefas (páginas 62 e 63); Finalização de atividade avaliativa; Para casa atividade do módulo (páginas 64, 65 e 66)
ARTES - 10 motivos para ler Hamlet

Sexta-feira 07/05/2010
MATEMÁTICA – Correção de tarefas (páginas 65 e 66); Atividades desenvolvidas em classe (páginas 69 e 70)
HISTÓRIA – Tema da aula: Ocupação do território brasileiro (paginas 30 a 34)
Para casa: Atividades das páginas 33 e 34 (exercício 1 e 2)

Segunda-feira – 10/05/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividades do módulo complementar, e realização das atividades xerocadas.
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa do módulo (páginas 69 e 70); Atividade em sala páginas 71 e 72.
Para casa: Atividades das páginas 73, 74 e 75
GEOGRAFIA – Tema da aula: Brasil o continente americano ; Mercosul
Para casa: Atividade no módulo da página 40, exercício 03.

Terça-feira 11/05/2010
CIÊNCIAS – Tema da aula: Explorando a Terra. Atividade do módulo complementar (páginas 7,8,9,10 e 11)
NATAÇÃO – Recreação e jogos de raciocínio: dama e dominós variados em sala de aula.
INGLÊS – Revisão do verbo CAN, dos Greetings e Polite Words; Atividades no módulo (páginas 29, 31, 32 e 33)

Quarta-feira 12/05/2010
CIÊNCIAS – Tema da aula: Corpo humano, “texto do livro Brincando com Ciências”
• Célula: sua composição, membrana, citoplasma, núcleo. Sistema locomotor
MATEMÁTICA – Revisão: Adição, subtração e problemas;
PORTUGUÊS – Atividades no caderno de português (sílabas tônicas)
HISTÓRIA – tema da aula: Ocupação territorial brasileiro (páginas 34 à 40); Atividades em sala no módulo e no caderno.
Para casa: Atividades do módulo páginas 38 à 38 (exercício 3 e 4)

Segunda-feira 17/05/2010
PORTUGUÊS – Criar uma lista de deveres a serem cumpridos na escola, em casa, na cidade ou no país (módulo complementar páginas 14)
Para casa: Escrever um poema que trate dos direitos e dos deveres de cada criança.
MATEMÁTICA – situações problemas;

Terça-feira 18/05/2010
GEOGRAFIA - Correção da atividade do módulo, página 40, atividade em classe do módulo complementar página 7, 8, 9, 10, 11 e 12.
Para casa: Desenhar o mnapa físico do Brasil dividido em regiões e estados.
CI~ENCIAS - Tema da aula: Corpo Humano, os ossos sustentam nosso corpo.
NATAÇÃO: Finalização do nado crawl, com recreação.

Quarta-feira 19/05/2010
CIÊNCIAS - Continuação da aula anterior: Texto Corpo Humano - articulações
MATEMÁTICA - Tema da aula: figura simétrica
PORTUGUÊS - Tema da aula: Conceito de verbos e tempos verbais. Atividade no caderno.

Quinta-feira 20/05/2010
PORTUGUÊS - Tema da aula: Conceito de Advérbio e atividades no caderno.
MATEMÁTICA - Correção das atividades.
FILOSOFIA - Ilustração da Música: O que é preciso para ser feliz (Pe Zezinho)
CIÊNCIAS - Princípios para o ser humano.

Sexta-feira 21/05/2010
MATEMÁTICA - Tema da aula: Situação problema (adição, subtração e multiplicação)
PORTUGUÊS - Correção da atividade (advérbio)

Segunda-feira 24/05/2010
HISTÓRIA - tema da aula: Organização brasileira; Organização político administrativo (texto copiado no caderno)
MATEMÁTICA - Tema da aula: Sistema de numeração decimal (medidas)

4º ANO B - Atividades em sala

Quarta-feira 05/05/10
HISTÓRIA - Alguns documentos importantes da nossa história / A arte indígena como documento histórico (páginas 23 a 28)
Português - Leitura e Interpretação de texto 2 - Atividades complementares
OBS: Solicitamos para sexta-feira (07/05/10): 1 vasinho para planta ; terra vegetal e sementes ou muda de flor

Quinta-feira 06/05/10
ARTES - Atividades de Pintura para as mães, no segundo momento foram realizadas pinturas com tinta / Projeto semana das mães e aula de leitura.
FILOSOFIA - Projeto semana das mães / conto de histórias e brincadeiras.

Sexta-feira 07/05/2010
PORTUGUÊS – Realização da atividade no, módulo complementar (página 12); 2º momento: plantar a muda de flor no vaso.
“As plantas são como amizades, requerem cuidados e nos dão muitas alegrias”

Segunda-feira – 10/05/2010
CIÊNCIAS – Tema da aula: Água no dia-a-dia; cuidados com a água; água límpida, mas...
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa (páginas 60 a 63)
Para casa: Atividade das páginas 65 e 66
PORTUGUÊS – Leitura e interpretação de texto (módulo complementar: páginas 14 e 15)

Terça-feira 11/05/2010
PORTUGUÊS – Produção textual do módulo complementar (página 15)
NATAÇÃO – Jogos de raciocínio: dama e dominós
INGLÊS – Verbo TO BE (página 20); Explicação e exemplos; Atividade de fixação das páginas 22 e 23;
CIÊNCIAS – Tema da aula: Águas límpidas.

Quarta-feira 12/05/2010
HITÓRIA – Tema da aula: A lei Áurea, atividades em sala (página 31);
Para casa: Atividade página 32 para próxima aula
PORTUGUÊS – Atividades no módulo complementar, páginas 16 e 17 (Formas de comunicação: bilhete, telegrama e e-mail)
MATEMÁTICA – Atividade de revisão: números romanos; dezenas; centenas e unidades; adição e subtração;

Quinta-feira 13/05/2010
ARTES – Filme: Xuxa em o Mistério de Feiurinha;
• Pintura da capa das provas

Sexta-feira 14/05/2010
PORTUGUÊS – Conceito de adjetivo no caderno de Português;
Para casa: Atividade xerocada de português;
MATEMÁTICA – Algarismo usual da adição.
ARTES – Tema da aula: A arte do Renascimento, suas características; Pintura de desenho em movimento.

Segunda-feira 17/05/2010
CIÊNCIAS – Tema da aula: Água límpida, atividades na apostila (páginas 10 e 11); As doenças que podem ser transmitidas pela água. Correção coletiva.
MATEMÁTICA – Atividades envolvendo adição
PORTUGUÊS – Conceito no caderno de português: Graus do substantivo;

Terça-feira 18/05/2010
PORTUGUÊS - Atividade no caderno de português (graus do substantivo)
MATEMÁTICA - Subtração com números naturais.
NATAÇÃO - Continuação do nado crawl, através de recreação.
CIÊNCIAS - Atividade no módulo complemenatar de Ciências.

Quarta-feira 19/05/2010
HISTÓRIA - Tema da aula: A vida e o trabalho no Brasil Colonial. Texto copiado no caderno; Atividade em classe, procurar o siginificado das palavras: colonizar, escrevidão e tráfico.
PORTUGUÊS - Correção das atividaes: Conceito "Artigo".
MATEMÁTICA - Tema da aula: Subtração "arredondamentos"

Quinta-feira 20/05/2010
MATEMÁTICA - Tema da aula: Algaritmo usual da subtração.
ARTES - Tema da aula: Os frandes mestres da pintura e atividades referente ao tema abordado; e A Arte do Renascimento.
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor (continuação da aula anterior), texto "O que mais vale na vida"

Sexta-feira 21/05/2010
PORTUGUÊS - Correção da pesquisa e atividade no caderno, tema: Artigo
MATEMÁTICA - Correção de atividades de casa.
GEOGRAFIA: Tema da aula: O trabalho no campo e as paisagens rurais. Atividade: texto copiado no caderno.
Para casa: Atividade avaliativa, confecção de cartaz.

Segunda-feira 24/05/2010
CIÊNCIAS - tema da aula: Texto 1. De onde vem a água que bebemos? e texto 2. Tratamento da água.
MATEMÁTICA - Tema da aula: Situação-problema, adição e subtração.
PORTUGUÊS - Atividade no caderno: S com som de Z.

3º ANO B - Atividades em sala

Quarta-feira 05/05/10
PORTUGUÊS – Correção das atividades (páginas 61 e 62); Leitura e interpretação de texto páginas 63,64 e 65
CIÊNCIAS – Atividade do módulo (páginas 46 e 47); Construção do mural: “Dia das mães”; Correção da atividade e ensaio da canção para o dia das mães.

Quinta-feira 06/05/10
ARTES – Atividade de pintura para as mães;
MATEMÁTICA – Finalização de atividade avaliativa / Realização de tarefa no módulo (páginas 62 e 63); Leitura e finalização da atividade do módulo.

Sexta-feira 07/05/2010
GEOGRAFIA – Os caminhos que percorremos, módulo: página 23
ARTES – Pintura sobre o “Dia das Mães”;
MATEMÁTICA – atividade no módulo: páginas 68; 69 e 70 (para casa)

Segunda-feira – 10/05/2010
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa (páginas 68; 69 e 70); Realização das atividades (páginas 71; 72 e 73);
Para casa: atividade no módulo (páginas 74 ; 75 e 76)
CIÊNCIAS – Tema da aula: Vegetais na alimentação
HISTÓRIA – Tema da aula: O bairro onde vivo
Para casa: Atividade no caderno

Terça-feira 11/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Adição com reagrupamento; correção da atividade de casa (páginas 74; 75 e 76)
Para casa: Atividade página 77
NATAÇÃO – Foi trabalhado em sala de aula jogos de raciocínio: dominós variados e damas.
INGLÊS – Tema 1: Tradução do diálogo das páginas 16 e 17: My family; Tema 2: O uso de THIS (este, esta e isto) e THAT (aquele, aquela, aquilo); Tema 3: membros da família; Atividades da página 19.
PORTUGUÊS – Correção das atividades no módulo (páginas 64 e 65); Realização das atividades das páginas 68 e 69.

Quarta-feira 12/05/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividades do módulo (páginas 68 e 69); Realização das atividades das páginas 70 e 71
CIÊNCIAS – Atividades do módulo complementar (páginas 2 até 12)
FILOSOFIA – Tema da aula: Amor; debate com os alunos referente ao tema abordado.

Sexta-feira 14/05/2010
ARTES – Tema abordado: Grandes mestres da pintura e quais os pintores famosos que você conhece? Como foi o inicio da carreira desses pintores? Após o estudo, realização da atividade: pintura de desenho.
MATEMÁTICA – Atividades de revisão: Adição

Segunda-feira 17/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Problemas com adição e subtração.
HISTÓRIA – Tema da aula: continuação da aula anterior, Bairro e atividade no caderno.

Terça-feira 18/05/2010
MATEMÁTICA - Revisão de sólidos geométricos.
NATAÇÃO - Continuação da respiração bilateral do nado crawl.
PORTUGUÊS - Conceito de substantivo comum e substantivo próprio.

Quarta-feira 19/05/2010
PORTUGUÊS - Tema da aula: Substantivo e produção de atividade no caderno.
Para casa: Atividade xerocada: revisão sobre ordem alfabética, encontros consonantais.
CIÊNCIAS - Tema da aula: As partes da planta (Apostila) e produção de atividade sobre os alimentos: semente, raiz, caule, folha, flor e fruto.
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor
Atividade: Anotar o que é amor?
Criar desenhos ilustrativos para as frases: Amar é cuidar do planeta; Amar é cuidar da natureza; Amar é cuidar dos outro; Amar é cuidar de si mesmo.

Quinta-feira 20/05/2010
ARTES - Atividade sobre a Copa do Mundo e apresentação do mascote. Desenho livre.
MATEMÁTICA - Problemas com adição e subtração.
HISTÓRIA - Leitura de um livro infantil, escolhido pelo aluno. Após criar um desenho relacionado a história que leu.
PORTUGUÊS - Atividade no caderno (sílaba tônica)

Sexta-feira 21/05/2010
ARTES - Atividade de pintura do desenho do mascote da Copa do Mundo.
MATEMÁTICA - Medidas de tempo.

Segunda-feira 24/05/2010
CIÊNCIAS - Tema da aula: O que comer? Analisando as refeições o qual foi realizado um debate com os alunos.
HISTÓRIA - Tema da aula: O caminho de todos os dias, leitura de texto e atividade em sala, o qual os alunos fizeram um desenho de um local ou paisagem que observa no caminho até a escola.

2º ANO B - Atividades em sala

Quarta-feira 05/05/10
Geografia - Atividade no modulo complementar (páginas 3;4 e 5)

Quinta-feira 06/05/10
História - Atividade no módulo complementar, (páginas 3 a 7)
Português - Correção das atividades complementares (Página 04) / Leitura
Matemática - Atividades na quadra com as mães. produção de desenho com sólidos geométricos (caderno). Para casa atividades das páginas 55 até 58.

Sexta-feira 07/05/2010
ARTES – Atividade de pintura sobre o dia das mães

Segunda-feira – 10/05/2010
PORTUGUÊS – Atividade no caderno de português, referente ao assunto do uso de M antes de P e B nas palavras.
FILOSOFIA – Continuação do tema: AMOR; Agenda: trazer gravuras para confecção de cartaz.
CIÊNCIAS – Atividades no módulo complementar, páginas 2 à 11

Terça-feira 11/05/2010
NATAÇÃO – foi trabalhado atividades lúdicas e jogos de raciocínio (dominós e damas)
INGLÊS – Memory game – jogo da memória (figuras X vocábulos) – material de apoio do 1º módulo
PORTUGUÊS – Atividades xerocadas (Ortografia gua/qua)

Quarta-feira 12/05/2010
MATEMÁTICA – Revisão dos numerais. Números vizinhos
GEOGRAFIA – Tema trabalhado: Eu e a Escola onde estudo; Atividade no caderno para casa

Quinta-feira 13/05/2010
HISTÓRIA – lembranças da nossa vida; Atividade no caderno, cópia de texto; Para casa: Módulo complementar páginas 9;10 e 11
PORTUGUÊS – Atividades xerocadas (palavras AM; EM; IM; OM; UM)
MATEMÁTICA – Atividades de adição

Sexta-feira 14/05/2010
ARTES – Aula: Grandes mestres da pintura – colorindo desenho. Quais os pintores famosos que você conheci? Como e quais desenhos eles faziam no início da carreira?
Segunda-feira 17/05/2010
PORTUGUÊS – Realização das atividades xerocadas
FILOSOFIA – Confecção do cartaz com gravuras de pessoas representando um gesto de amor
CIÊNCIAS – 1º Tema: Você está ficando mais velho; 2º Tema: Seus dentes, sua idade, atividade xerocada para casa.

Segunda-feira 17/05/2010
PORTUGUÊS – Realização das atividades xerocadas
FILOSOFIA – Confecção do cartaz com gravuras de pessoas representando um gesto de amor
CIÊNCIAS – 1º Tema: Você está ficando mais velho; 2º Tema: Seus dentes, sua idade, atividade xerocada para casa.

Terça-feira 18/05/2010
NATAÇÃO - Nado crawl, com respiração entre as seções.
PORTUGUÊS - Ditado de palavras: S com som de Z
MATEMÁTICA - Situações com adição.

Quarta-feira 19/05/2010
MATEMÁTICA - Revisão de sólidos geométricos (caderno de atividades complementares)
GEOGRAFIA - Tema da aula: Eu e a escola onde estudo. Atividade de classe no módulo c omplementar (páginas 8 a 10).

Quinta-feira 20/05/2010
HISTÓRIA - Tema da aula: Texto, "O tempo passa". Atividade no módulo complementar página 08.
Para casa: Atividade no módulo complementar página 13 e 14.
PORTUGUÊS - Atividades xerocadas (palavras com f e v)
MATEMÁTICA - Atividade no caderno complemenatar: Sólidos geométricos

Sexta-feira 21/05/2010
ARTES - Tema da aula: História e criação dos mascotes no jogo de futebol. Pintura do desenho.
PORTUGUÊS - Atividade no módulo complementar (páginas 06 e 07)

Segunda-feira 24/05/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades e Leitura e interpretação do texto (módulo complementar páginas 08 e 09)
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor, Atividade trabalhada com uma letra de uma música que fala sobre o tema abordado.
CIÊNCIAS - Tema da aula: O corpo saudável (Atividade no módulo)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

5º ANO A - Atividades em Sala

Terça-feira 04/05/10
Português - Desenvolvimento de atividade em dupla das páginas 58 e 59 do módulo: comparando texto informativo e texto literário

Quarta-feira 05/05/10
Português - Estudo de ortografia no módulo, (páginas 59 a 61): Acentuação das paroxítonas e das oxítonas. Para casa: Pesquisar receitas culinárias e trazer na próxima aula.

Quinta-feira 06/05/10
Português - Estudo gramatical: uso do pronome e do verbo (página 62) no módulo e para casa atividades das páginas 63 e 64

Sexta-feira 07/05/10
MATEMÁTICA - Correção coletiva das atividades realizada quinta-feira (06.05).
GEOGRAFIA - Recuperação paralela
ARTES - Primeiro momento foi confeccionado um cartão para as mães, no segundo momento foi realizado uma atividade de recorte e colagem de uma arara.
PORTUGUÊS - Projeto semana das mães: Assistir filme temático: Uma mãe em apuros.

Segunda-feira 10/05/2010
HISTÓRIA - Tema da aula: Ocupação do território brasileiro (páginas 30,31,32 e 33 do módulo)
Para casa: Atividades das páginas 33 e 34 (questão 01 e 02). PS: A atividade valerá nota
MATEMÁTICA - Tema da aula: Raciocínio Combinatório e possibilidades (página 77)
CIÊNCIAS - Tema da aula: Texto sobre "Os ambientes e os atletas", o qual foi trabalhado leitura e interpretação com os alunos.

Terça-feira 11/05/2010
PORTUGUÊS – Teste avaliativo: ditongos oral e nasal, dígrafo, hiato, tritongo, sílaba tônica, artigos definido e indefinido, pronomes pessoais do caso reto e oblíquo.
NATAÇÃO – Atividades recreativas na sala: jogos de cartas e peças
ARTES – Tema da aula: texto informativo sobre Leonardo da Vinci para Leitura e interpretação, destacando pontos importantes do texto.
MATEMÁTICA – Tema da aula: Raciocínio combinatório e possibilidades (página 76), e realização das atividades das páginas 77,78 e 79
Para casa: Atividades das páginas 80, 81 e 82.

Quarta-feira 12/05/2010
GEOGRAFIA – Tema da aula: leitura do texto “ Ora bola” (música), páginas 36 e 37; Brasil no continente americano (página 38), Mercosul (página 39 e 40)
CIÊNCIAS – Atividades no caderno e texto “Por que sentimos cócegas?”
PORTUGUÊS – confecção da capa das avaliações do 1º bimestre e aula referente ao tema: acentuação e sinais gráficos, e atividades xerocadas.

Quinta-feira 13/05/2010
MATEMÁTICA – Correção das atividades das páginas 79, 80, 81 e 82 referente ao tema: Raciocínio combinatório e possibilidades.
Para casa: Atividades das páginas 85 até 90, a correção da mesma será realizada na segunda-feira (17/05)
PORTUGUÊS – Tema da aula: acentuação, sinais gráficos e pontuação através de ditado de texto. Correção das atividades da aula anterior. Estudar para ditado referente à esta atividade.
INGLÊS – Entrevista com os amigos – Let’s practice (página 35) ; atividade da página 36 ; leitura da carta da página 31 e atividade no módulo páginas 32 e 33.

Sexta-feira 14/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Simetria;
Para casa: Atividade de casa das páginas 85 até 90 – correção na segunda-feira (17/05)
FILOSOFIA – Produção textual, tema abordado: Amor
ARTES – Pintura ao som de música- leitura esfumaçada com recorte de coração.
PORTUGUÊS – Atividade lúdica: brincando de quebra-cabeça para fixação de regras ortográficas de acentuação das apalavras paroxítonas.

Segunda-feira 17/05/2010
HISTÓRIA – Tema da aula: ocupação territorial brasileira (páginas 34 até 40); Atividade em sala, módulo e caderno.
Para casa: Atividades das páginas 36 até 38 (exercícios 3 e 4)
MATEMÁTICA – Correção da atividade das páginas 85 a 90: referente ao tema da aula anterior: Simetria

Terça-feira 18/05/2010
PORTUGUÊS – Atividades lúdicas para fiação de regras das palavras proparoxítonas: trabalhando com lenda em poema.
NATAÇÃO – Aula sobre nado costas, braçadas e flutuação de costas com braçadas
MATEMÁTICA – Tema da aula: sólidos geométricos,; atividade das páginas 20 até 23
Para casa: Atividade das páginas 24, 25 e 26

Quarta-feira 19/05/2010
GEOGRAFIA - Correção das atividades do módulo, página 40, e módulo complementar páginas 7 a 14.
Para casa: desenhar o mapa físico do Brasil dividido em regiões e estados.
CIÊNCIAS – Tema da aula: Os 5 sentidos do corpo humano.
PORTUGUÊS – Correção da atividade de casa; Ditado de palavras paroxítonas, acentuadas e proparoxítonas. Fixação de acentuação e tonicidade das sílabas com atividades complementares.

Quinta-feira 20/03/2010
MATEMÁTICA - Correção das páginas 24, 25 e 26 do módulo e atividades em classe das páginas 27, 28 e 29.
Para casa: Pesquisa apara responder 28, 30 e 31.
PORTUGUÊS - Trabalhando ortografia: Uso de TRAZ e ATRÁS, produção de atividade xerocadas.
Para casa - Pesquisar e registrar no caderno:
a) Uso de ISAR ou IZAR.
b) Uso de OSA, OSO, OZA, OZO.
c) Uso de ÃO ou AM no final da palavra.

Sexta-feira 21/05/2010
MATEMÁTICA - Correção das páginas 28, 30 e 31 e atividades em classe do módulo complementar, páginas 03 e 04.
Para casa: Atividades no módulo complementar das pa´ginas 05, 06, 07, 08 e 09.
ARTES - Continuação do filme "Mãe em apuros".
PORTUGUÊS - Trabalhando cidadania: "Eu sou um cidadão" e "Conhecendo um pouco do Estatuto da criança e do adolescentes, com atividades no módulo complementar páginas 10, 11, 12, 13 e 14.

Segunda-feira 24/05/2010
HISTÓRIA - Tema da aula: Organização do território brasileira e Organização político administrativa.
MATEMÁTICA - Tema da aula: As quatro operações e atividade no caderno.
CIÊNCIAS - Tema da aula: Corpo e movimento, atividades no caderno.

4º ANO A - Atividades em Sala

Segunda-feira 03/05/2010
PORTUGUÊS – Interpretação de gravuras (página 9 do módulo complementar)

Terça-feira 04/05/2010
PORTUGUÊS – Tema da aula: “Amigos de verdade”, trabalhando a diversidade com músicas e interpretação textual nas páginas 8, 9, 10, 11, 12 e 13 do módulo complementar.
Para casa: Atividade da página 12

Quarta-feira 05/05/2010
PORTUGUÊS – Aula lúdica em comemoração à semana das mães: brinquedos e brincadeiras envolvendo a presença de algumas mães.
MATEMÁTICA – Recuperação paralela e atividade do módulo (página 55)
FILOSOFIA – Tema da aula: Significado da palavra “Amor”, Texto “O que é amor?”, em seguida criar um desenho relacionado ao texto.

Sexta-feira 07/05/2010
GEOGRAFIA – Projeto dia das mães
Para casa: Atividade do módulo complementar das páginas 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 ,11, 12 e 13 para próxima aula.
ARTES – Confecção de um cartão para a mãe.
PORTUGUÊS – Atividade da página 12 do módulo complementar: “As relações de amizade”. Plantar uma mudinha de flor em vaso para acompanhar o seu desenvolvimento cuidando e dando carinho a ela.
MATEMÁTICA – Correção da atividade do módulo página 51, 52 e 53, referente ao tema: O dia, a semana, o mês e o ano.

Segunda-feira 10/05/2010
CIÊNCIAS – Atividade do módulo complementar, das páginas 4, 5 e 6. Revisão da Cadeia alimentar e reprodução dos animais e vegetais e esquema no caderno (pagina 48).
PORTUGUÊS – Trabalhando a escrita das palavras: atividades em folhas xerocadas para identificar o uso de ponto de interpretação e de ponto de exclamação. Correção da produção textual da aula anterior.
HISTÓRIA – Tema da aula: a Lei Áurea; atividade no módulo da página 31.
Para casa: Atividade no módulo página 32.

Terça-feira 11/05/2010
MATEMÁTICA – tema da aula: Nosso dinheiro, troco; Atividades em sala das páginas 56 e 57.
ara casa: atividade das páginas 58, 59 e 60.
NATAÇÃO – Atividades recreativas na sala, utilizando jogos e brinquedos.
PORTUGUÊS – Tema da aula: Acento agudo e acento circunflexo, atividade xerocada sobre o tema abordado.

Quarta-feira 12/05/2010
PORTUGUÊS – Correção e explicação da atividade da aula anterior: acentuação. Atividade no caderno: recortar de revistas, palavras com acento agudo e acento circunflexo, colar e copiar no caderno.
Para casa: Leitura e interpretação de texto nas páginas 14 e 15 do módulo complementar.
GEOGRAFIA – Apresentação do trabalho da confecção do mapa político do Brasil, desatacando o estado da Bahia.
MATEMÁTICA – Tema da aula: Adição e subtração com números naturais e atividade do módulo páginas 62 e 63.
Para casa: Atividades das páginas 64 e 65 do módulo

Quinta-feira 13/05/2010
FILOSOFIA – Tema da aula: Amor
INGLÊS – Tema da aula: Membros da família (página 20); Explicação e exemplos do verbo TO BE (página 20); Atividade no módulo (páginas 24, 25, 26 e 27)

Sexta-feira 14/05/2010
GEOGRAFIA – Texto no caderno: Divisões territoriais da Bahia.
PORTUGUÊS – Ditado avaliativo: fixando o uso dos acentos agudo e circunflexo nas sílabas tônicas, ditado de palavras e de frases.
ARTES – Pintura, com ambiente em fundo musical: recorte de coração e pintura esfumaçada.

Segunda-feira 17/05/2010
HISTÓRIA – Correção a atividade do módulo página 32: A vida e o trabalho no Brasil Colonial. Atividade em sala: pesquisar no dicionário o significado das palavras: colonizar, escravidão, tráfico.
PORTUGUÊS – Atividade de recuperação paralela da 1º unidade. Ressaltamos que todos os alunos realizaram essa atividade, visando fixar os conteúdos aplicados no decorrer da unidade.

Terça-feira 18/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Algaritmo usual da adição, correção coletiva das páginas 67 e 68.
Para casa: páginas 69 , 70, 71 e 72
NATAÇÃO: Corrida aeróbica na piscina, e trabalho de respiração na natação.
PORTUGUÊS – Continuação da atividade de recuperação paralela iniciada na aula anterior (17/05).
Para casa: Brincando com a criatividade através de produção textual em folha.

Quarta-feira 19/05/2010
PORTUGUÊS – Revisando tipos de frases: Atividades de fixação em folhas xerocadas e aula explicativa para somar dificuldades apresentadas na primeira unidade.
GEOGRAFIA – Tema da aula: O Brasil dividido em regiões e estados. O Trabalho no campo e as paisagens rurais.
Para casa: Trazer gravuras rurais. OBS: Para nota

Quinta-feira 20/05/2010
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor, atividade no caderno.

Sexta-feira 21/05/2010
GEOGRAFIA - Trabalho paisagens rurais e confecção de cartazes.
ARTES - Dobradura: recorte de flores e criatividade do aluno.

Segunda-feira 24/05/2010
CIÊNCIAS - Atividade no caderno em dupla.
Para casa: Pesquisar as doenças que podem ser transmitida pela água, com ilustrações. Para entregar até dia 31/05 (segunda-feira)
PORTUGUÊS - Trabalhando gramática: definição de artigo definido e artigo indefinido, e atividades no caderno.
Para casa: Tarefão de reforço dos conteúdos já estudados, para ser entregues no dia 07 de junho.
HISTÓRIA - Tema da aula: Brasil Colonial - texto copiado no caderno e Correção da atividade.

3º ANO A - Atividades em sala

Segunda-feira 06/05/10
Português - Produção de diálogo na página 66 do módulo e revisão das sílabas , uso de m ou n, nas páginas 67 e 68 do módulo.

Quarta-feira 05/05/10
Português - Estudo e gramática (páginas 69 à 71): pontuação final e tipos de frases.

Quinta-feira 06/05/10
Português - Projeto semana das mães com orientação de histórias feita pelas mães de alguns alunos Correção no quadro e aula explicativa das atividades nas páginas 69 a 71 do módulo: Tipos de frases.

Sexta-feira 07/05/2010
ARTES – Atividade no caderno: Criar uma homenagem para as mães
PORTUGUÊS – Oficina de leitura das páginas 3, 4 e 5 do módulo complementar: “Convivendo melhor”
GEOGRAFIA – Projeto dia das mães, sessão de filme.

Segunda-feira 10/05/2010
MATEMÁTICA - Tema da aula: Adição (página 67), e desenvolvimento das atividades das páginas 68, 69 e 70.
Para casa: Atividade do módulo das páginas 63 e 66.
CIÊNCIAS – Atividades do módulo complementar das apáginas 11 e 12.
PORTUGUÊS – Texto para reflexão e interpretação das páginas 5, 6 e 7 do módulo complementar; após a leitura foi trabalhado ortografia do texto no caderno objetivando treinar a escrita.

Terça-feira 11/05/2010
HISTÓRIA – Tema da aula: Observando o bairro onde vivo (no caderno).
Para casa: Atividade no caderno
MATEMÁTICA – Correção das atividades do módulo (páginas 63, 64, 65 e 66) – tema: Nosso dinheiro (página 62)
NATAÇÃO – Jogos de raciocínio na sala, utilizando vários tipos de dominó e damas.
INGLÊS – Tema da aula: My family (membros da família): Revisão do uso de THIS e THAT; Atividade do módulo das páginas 19, 21, 22 e 23.
Revisão das cores da página 20.

Quarta-feira 12/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Cálculo mental e arredondamento. Adição com/sem reagrupamento, Atividades das páginas 71, 72, 73, 74, 75 e 76.
Para casa: atividades das páginas 77 e 78.
PORTUGUÊS – Atividades de leitura e interpretação de texto nas páginas 7 e 8 do módulo de atividades complementares.
CIÊNCIAS – Foi trabalhado um texto escrito na lousa: Alimentos e Nutrientes.

Quinta-feira 13/05/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividade da aula anterior no quadro; Leitura e interpretação de música das páginas 9 e 10 do módulo complementar, e sem seguida atividade no caderno referente a ortografia correta da música.
Para casa: Atividade xerocada
HISTÓRIA – Tema da aula: Vida moderna, módulo complementar páginas 11 e 12.
ARTES – Dobradura de barquinho e colagem, e após esta, desenvolvimento de um desenho no caderno.

Sexta-feira 14/05/2010
ARTES – Tema da aula: Arte ao som da música.
PORTUGUÊS – Foi trabalhado com os alunos, ditado de palavras e frases, objetivando fixar o encontro consonantal.
GEOGRAFIA – A aula abordada foi fundamentada no módulo, nas páginas 28, 29, 30, 31 e 32.

Segunda-feira 17/05/2010
MATEMÁTICA – Tema: Adição, correção no quadro da atividade das páginas 79, 78, 79, 80, 81 e realização das atividades do módulo complementar da página 03.
Para casa: Atividades do módulo complementar das páginas 4 e 5.
PORTUGUÊS – Atividade avaliativa de recuperação paralela da 1º unidade para todos os alunos, visando sanar as dificuldades apresentadas durante a etapa passada e para fixação de conteúdo.

Terça-feira 18/05/2010
HISTÓRIA – Tema da aula: O bairro (continuação da aula anterior) e realização de atividade no caderno.
NATAÇÃO: recreação, ginástica para o corpo com movimentos da natação.

Quarta-feira 19/05/2010
MATEMÁTICA - Correção da atividade de casa (módulo complementar, página 7, 8 e 9. Realização da atividade da página 10.
Para casa: Atividades das páginas 11, 12 e 13
PORTUGUÊS – Continuação da atividade de recuperação paralela iniciada na aula anterior.
CIÊNCIAS – Texto: “Reprodução por sementes” e atividade no caderno

Quinta-feira 20/05/2010
ARTES - Recorte e colagem com papeis colorido, paisagem.
HISTÓRIA - Fazer leitura de um livro infantil exolhido peos alunos e ilustrar a história lida.
FILOSOFIA - Tema da aula: Amor, copiar frases relacionadas a Amor e ilustrar.
PORTUGUÊS - Tema da aula: Substantivos comun e próprio, atividades de fixação no caderno e definição no quadro.
Para casa: Recortar e colar no caderno substantivos próprios e comuns e copiá-los.

Sexta-feira 21/05/2010
ARTES - Dobradura de flores de papel e criatividade do aluno.
PORTUGUÊS - Conclusão do filme da semana do projeto mãe: Uma mãe em apuros.
GEOGRAFIA - Tema da aula: Diferentes paisagens (texto copiado no caderno)

Segunda-feira 24/05/2010
MATEMÁTICA - Tema da aula: Subtração e atividade no caderno.
CIÊNCIAS - Atividade no caderno em sala de aula.
Para casa: Pesquisar alimentos de origem animal, vegetal e mineral. Entregar até dia 31/05/2010 com ilustrações em papel pautado.
PORTUGUÊS - Trabalhando gramática: definição de sílaba tônica e atividades em folhas xerocadas.
Para casa: Tarefão de reforço para entregar dia 04 de junho, visando fixar os conteúdos já estudados.

Semana das mães - Lembranças de Infância

UM POUCO DA MINHA INFÂNCIA

Que saudade da minha infância, que já vai tão longe mais que ao mesmo tempo está tão viva em minha memória e em meu coração.
Toda vez que recordo das minhas aventuras, sinto o meu coração bater forte e alto diante da grande satisfação que essas lembranças me trazem. Muitos primos e amigos que tiveram uma infância muito feliz e prazerosa, vivida.
Durante a semana normal adorava assistir A Turma do Balão Mágico, era o programa infantil que passava no globo. Na minha época, nós não podíamos assistir à novela a noite das oito, era proibido para menores de quatorze anos, e como éramos obedientes íamos dormir com as galinhas, oito era tarde em minha casa as sete e meia as crianças já estavam roncando. Mas quando chegava a sexta-feira e o sábado esse sono ia embora, os meus pais reuniam as crianças da minha rua e das ruas vizinhas que vinham em busca da gritaria que fazíamos, e as brincadeiras não tinham hora para acabar. Pular corda, amarelinha, pega-pega, pique-esconde, boca de forno, cantigas de roda, baleado, bandeirinha... Quanto mais crianças diferentes mais brincadeiras tinha, nós íamos dormir exaustos, o nosso lema era nos divertir.
A minha heroína preferida era a mulher maravilha. O refrigerante na minha infância era vendido só em garrafa de vidro, o babaloo era o chiclete que fazia a maior bola, e quando a bola estourava em nosso rosto não grudava nos cabelos. O presente que o Papai Noel mais fabricava era a bicicleta, olha era o sonho de toda criança.
Não havia tantos carros nas ruas se essas pequenas ficavam estraçalhadas de tanto que brincávamos com elas, toda casa tinha um quintal grande com uma árvore, e lá estava o balanço, nele eu voava alto só de pensar volto a sentir aquele frio na barriga.
Éramos crianças muito saudáveis cheias de energia e criatividade. Seria muito feliz se toda criança tivesse uma infância com os aromas e as cores da minha infância que me deram a presença de pais e irmãos tão queridos. Vivi uma infância feliz, brinquei como criança, sorri com muitos amigos, chorei a partida de alguns.
E hoje estou aqui, sou uma mãe que adora ser mãe, mais que ainda tem uma grande criança dentro de si. Saibam que o tempo passa e a idade chega, as coisas mudam mais que é bom fica, e se procuramos viver com amor e intensidade cada momento de nossas vidas eles nunca morrerão e seremos sempre aquilo que queremos ser.
Eu sou uma mãe criança.

Mãe de um aluno

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Eventos da Escola

8º ANO Atividades em sala

Terça-feira 04/05/2010
HISTÓRIA – Entrega de lista de exercício para o dia 11/05; Módulo 01, parte B, Capítulo 2 (página 21)
PORTUGUÊS – Foi realizada a prova da I Unidade.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula teórica: História do Futsal, dimensões e divisão da quadra
SOCIOLOGIA – Os alunos apresentaram o trabalho solicitado na aula anterior com o tema cultural.
INGLÊS – Recuperação para os aluno que não alcançaram a média; Verbos irregulares no passado simples (anotações e exemplos no caderno); Pronomes reflexivos (página 38)

Quinta-feira 06/05/2010
MATEMÁTICA – Inequações em IR (páginas 39 e 40).
Para casa: Atividades das páginas 50 e 51
HISTÓRIA – Aula do capítulo 2 do módulo 01, página 19.
Para casa: Atividade do módulo, página 21 para próxima aula.
GEOMETRIA – Tema da aula: Diagonais de polígono.
ARTES – Apresentação do documentário: A história das copas.
INGLÊS – Tema da aula: texto “I made it myself” (páginas 35 e 36)
Word Work – Inventions and inventors: explicação e diálogo; Atividades das páginas 41 e 38.
DIVERSIDADE CULTURAL: Pesquisar os diferentes nomes dos órgãos sexuais.

Sexta-feira 07/05/2010
PORTUGUÊS – Os alunos fizeram um desenho sobre o s eu super-herói com as informações sobre a epopéia e alguns filmes sobre o assunto.

Segunda-feira 10/05/2010
ARTES - Continuação do documentário: A história das copas.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula prática de futsal.
CIÊNCIAS – Correção do capítulo das atividades de casa.
Atividade para casa; Apresentação e entrega do painel e seminário dos grupos para o dia 19/05/2010.

Terça-feira 11/05/2010
INGLÊS – Tema da aula: Verbos irregulares no Simple Past e Pronomes reflexivos (página 38) e Atividade no módulo (páginas 43, 44, 45 e 46), aos alunos que não concluíram as atividades em sala, deverão concluí-las em casa.
PORTUGUÊS – Revisão sobre as classes de palavras, e passado para os alunos em forma de apontamento no caderno, o qual eles copiaram. Em seguida foi ministrado sobre o tema “SINTAXE” termos da oração.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula teórica: técnicas de Futsal.

Quarta-feira 12/05/2010
PORTUGUÊS – Foi trabalhada leitura com os alunos, segundo suas escolhas de livros, visando incentivar os mesmos a leitura.
MATEMÁTICA – Correção de atividade de casa: Expressões algébricas e seus valores numéricos.
GEOMETRIA – Atividade no caderno, diagonais, perímetro e área.

Quinta-feira 13/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Expressões algébricas.
Para casa: Atividades das páginas 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59 e 60.
GEOMETRIA – Correção de atividade de casa e revisão do conteúdo, “Diagonais de um polígono”.
ARTES – Atividade referente ao documentário “A história das Copas”.
INGLÊS – Correção da atividade de casa (páginas 43, 44, 45 e 46) e Atividade no módulo da página 47.
Para casa: Leitura da página 49 e questionário da página 50.

Sexta-feira 14/05/2010
DIVERSIDADE CULTURAL – Atividade no caderno para próxima aula, responder algumas questões.
GEOGRAFIA – Tema da aula: O continente Africano.
PORTUGUÊS – Tema da aula: SINTAXE e sua função na frase, o mesmo está no caderno dos alunos copiado.

Segunda-feira 17/05/2010
ARTES – Trabalho em grupo: Elaboração de um quadro com tabela dos jogos da Copa 2010.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Passes do futsal e prática durante o jogo.,
INGLÊS – Correção da atividade de casa e atividade do módulo páginas 48 e 51; Reading (c / CD) – página 49 e música “More than someone” Página 51.
HISTÓRIA – Entrega da lista de exercícios.

Terça-feira 18/05/2010
PORTUGUÊS – Revisão do tema anterior: SINTAXE, o qual a mesma está anotada no caderno dos alunos com algumas atividade fundamentadas no tema abordado.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Continuação da aula anterior: Domínio de bola e condução de bola. (aula prática)

Quarta-feira 19/05/2010
PORTUGUÊS – Revisão dos termos da oração e revisada aposto e vocativo. Foi escrita no quadro algumas frases, e questionado aos alunos, observando se os mesmo conseguem identificar os termos nas frases.

Sexta-feira 21/05/2010
PORTUGUÊS – Atividade em dupla, com recortes de jornais, usando classes de palavras da SINTAXE. OBS: Concluir trabalho na próxima aula.

Segunda-feira 24/05/2010
ARTES – Trabalho em grupo: Reprodução das bandeiras do grupo E e F da Copa 2010.
CIÊNCIAS – Tema da aula: Sistema circulatório. E para próxia aula apresentação do corpo humano
EDUCACAO FÍSICA – Aula prática: Fundamentos do jogo de Futsal.

Terça-feira 25/05/2010
PORTUGUÊS - Apresentação de seminários dos alunos referente ao tema: Sintaxe.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Finalização do tema: Técnicas sobre Futsal e divisão de grupos para o Projeto Copa do Mundo.
Para casa: Pesquisar sobre a Copa do Mundo e trazer a mesma terça-feira 01/06

Quarta-feira 26/05/2010
PORTUGUÊS - ~Continuação da apresentação dos trabalhos.
MATEMÁTICA - Tema da aula: Cálculo algébrico, expressão algébrica inteira, monômios e operações com monômios (páginas 3, 4, 5, 6 e 7 - algebra I do módulo) e atividade de casa contidas nestas páginas.
CIÊNCIAS - Apresentação de trabalhos.

Quinta-feira 27/05/2010
MATEMÁTICA - Tema da aula: Divisão e potencialização de monômios.
Para casa: Atividade das páginas 8 e 9 do módulo, parte Algebra I
SOCIOLOGIA - Explanação e atividades sobre as correntes sociológicas.obs:Atividade sobre o tema.
INGLÊS - Apresentação do trabalho solicitado dia 20/05 (músicas em equipe)

7º ANO Atividades em sala

Terça-feira 04/05/2010
HISTÓRIA – Pesquisa sobre a Peste Negra no caderno, individual, por escrito para o dia 11/05; Exercício do módulo, capítulo 02, parte B (páginas 18 à 21)
PORTUGUÊS – Durante esse período foi feita uma revisão com os assuntos da prova, que já se encontra na agenda do aluno.
FILOSOFIA – Apresentação de trabalho sobre o conceito de liberdade Sócrates e Nesthe. OBS: O trabalho já havia sido realizado na aula anterior.
INGLÊS – Prova de recuperação para ops alunos que não atingiram média na primeira Unidade; Revisão do Word Word – Human lody (página 39); Atividade página 40; Tradução do texto da página 49 ( os alunos não concluíram e deverão entregar no dia 06/05 quinta-feira)

Quarta-feira 05/05/2010

PORTUGUÊS – Durante essa aula foi realizada a prova de Português da I Unidade.
ARTES – Apresentação do documentário: A história da Copa.
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa; Expressões numéricas e Atividade das páginas 46 (nº 77 e 78); 47 (nº 79) e 48 (nº 80)
INGLÊS – Listening: Texto “How do you feel” (Unit 3 – modulo)
Simple present: explicação e anotações no caderno; Advérbios de frequência (caderno)

Quinta-feira 06/05/2010

GEOMETRIA – Aula de revisão de conteúdos e encerramento do módulo.
HISTÓRIA - Oficina: módulo 1, parte B, capítulo 03 (página 30)

Sexta-feira 07/05/2010
PORTUGUÊS – Durante a aula alguns alunos estavam terminando o cartaz do dia das mães.
DIVERSIDADE CULTURAL – Fazer em uma folha de ofício uma colagem sobre a representação daquilo que você é e daquilo que você não é, usando figuras, para próxima aula 14/05/2010

Segunda-feira 10/05/2010

CIÊNCIAS – Pesquisa para sexta-feira (14/05): Protozoários e a saúde humana, manuscrito.
EDUCAÇÃO Tema da aula: “Objeto direto e objeto indireto”
ARTES – Continuação da apresentação do documentário: A história das Copas.

Terça-feira 11/05/2010

INGLÊS – Tema da aula: Ordinal numbers: pronúncia e escrita (página 41)
Imperativo – negativa / afirmativo; Atividades das páginas 42, 43, 44 e 45 (os alunos que não terminaram em sala deverão concluir em casa)
PORTUGUÊS – Revisão do assunto sobre objeto direto e indireto, e continuação da explicação (caderno).
MATEMÁTICA – Pesquisa: Números racionais e símbolo
Para casa: Atividade das páginas 50 (nº 1, 2 e 3) e 51 (nº 4)

Quarta-feira 12/05/2010
TÉCNICA DE REDAÇÃO – Apresentação do filme: O grande desafio
PORTUGUÊS – Foi desenvolvida durante as duas aulas a leitura de alguns livros, onde os alunos fizeram a socialização das histórias entre os colegas.
Para casa: Complementar a história dos livros que os alunos estão produzindo.
GEOMETRIA – Atividade de revisão: Prismas.

Quinta-feira 13/05/2010
MATEMÁTICA – Tema da aula: Números racionais, números inversos e relação [N, Z e QI];
Para casa: Atividade do módulo, páginas 51 (nº 6) e 52 (nº 7, 8 e 9)
INGLÊS – Correção no quadro das páginas 43, 44 e 45 do módulo; Homework (páginas 46 e 47).
GEOMETRIA – Relações entre ângulos adjacentes, suplementares e complementares.
GEOGRAFIA – Correção de atividade da página 59

Sexta-feira 14/05/2010
GEOGRAFIA – Correção de atividades dos capítulos 06 e 04.
CIÊNCIAS – Atividades sobre o tema: Protozoários.
Para casa: atividades das páginas 23, 24 e 25
PORTUGUÊS – Durante a aula foi feita uma leitura de alguns contos produzidos pelos alunos os quais foram orientados pela professora, e alguns foram passados para casa em que os alunos irão produzir. Não teve o dever de casa, pois durante a aula foi feita a orientação das produções textuais.

Segunda-feira 17/05/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula prática: recepção no Futsal
CIÊNCIAS – Correção da atividade: protozoários e Aula teoria sobre: fungos e resolução da atividade em sala;
PORTUGUÊS – Durante a aula fizemos comentários sobre o projeto de leitura e feita um a revisão sobre objeto direto e indireto.
Para casa: Atividade no caderno (nº 1 questão)
ARTES – Divisão de grupos para pesquisa;
Para casa: Atividade avaliativa, entregar dia 24 de maio: escrever um resumo utilizando dados do documentário “A história das copas” e pesquisar sobre o tema “Copa do Mundo”. PS: Trabalho deverá ser manuscrito
HISTÓRIA – Estudar para prova do dia 25/05/2010: Capítulo 02

Terça-feira 18/05/2010
INGLÊS – Correção no quadro do Homework (páginas 46 e 47)
FILOSOFIA – Tema da aula: Conceito de Filosofia, tratos sobre atividades filosóficas e imagens.
Para casa: Produção textual sobre o tema abordado.
MATEMÁTICA – Tema da aula: Números racionais na reta; Correção da atividade de casa e atividade realização de atividade em sala das páginas 54 (nº 12 e 14) e 55 (nº 15 e 16)
PORTUGUÊS – Revisão sobre o tema: Objeto direto e indireto e explicação sobre verbo transitivo.

Quarta-feira – 19/05/2010
GEOMETRIA – Tema da aula: Relação de congruência e ângulos do triângulo.
ARTES – Elaboração da tabela da Copa, dos grupos C e D.
PORTUGUÊS – Por conta do projeto de leitura, lançamento dos livros produzidos por eles, a aula foi estabelecida para a produção e orientação dos textos.

Sexta-feira 21/05/2010
DIVERSIDADE CULTURAL - fazer um quadro explicativo sobre: "O que é?" Burrling e etnia. Em forma de papel ofício, individualmente, Para próxima aula.
GEOGRAFIA - Correção das atividades do capítulo 03 e elaboração de cartaz sobre desigualdade social no Brasil.
CIÊNCIAS - Correção da atividade dos fungos.
PORTUGUÊS - Atividade no caderno sobre Objeto direto e indireto.

Segunda-feira 24/05/2010
CIÊNCIAS - Tema da aula: Peixes cartilaginosos e peixes ósseos e Atividades em sala
PORTUGUÊS - Durante a aula foi realizada uma interpretação de texto em que os alunos responderam e entregaram a professora para próxima aula discutirmos.
ARTES - Atividade em grupo, finalização da elaboração da tabela do grupo C e D.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Prática de´passes + jogo com fundamentos do futsal e finalização do assunto de técnica de Futsal. Divisão dos grupos 1 e 2 por meio de sorteio para o "Projeto: Exposição da COPA DO MUNDO na EScola"

6º ANO - Atividades em sala

Terça-feira 04/05/2010
HISTÓRIA – Aula: capítulo 02, módulo1 (páginas 29 e 30
TÉCNICA DE REDAÇÃO – Cópia do conteúdo referente a produção textual descritiva e realização de texto.
INGLÊS – O uso de “Why” e “Because”; Word Work – fruits and vegetables (página 33); outros alimentos (página 34); Atividades no módulo páginas 31 e 34; Prova de recuperação para os alunos que não atingiram média na primeira unidade
quarta-feira 05/05/10

História - módulo, capítulo 02 (pag 29-30)

Técnica de Redação - cópia de conteúdo referente a produção textual descritiva e realização de texto. Obs: Os alunos que não concluíram a tarefa deverão terminar em casa.

Inglês - O uso de "Why" e "Because". / work - fruits and vegetables (pág 33) / outros alimentos (pág 34) / Atividades no módulo (págs 31-34) / Prova de recuperação para os alunos que não alcançaram a média.

Quinta-feira 06/05/10

História - Atividade: Escrever um relato no caderno do que o professor Edevard falou em sala de aula - Entregar na próxima aula (11.05.10)

Inglês - Atividades Páginas 29; 30; 33 e 34. Oral practice - numbers 20 to 100 (página 35). Plural e uso dos artigos: regras no caderno (a, an ,the)

Matemática - Correção da atividade de casa. Assunto potencialização. Atividades páginas 64 , 65 e 66.

Geometria - Aula de revisão. Atividade para casa (páginas 22 e 23) questões 1;2;4;5;6;14;15 e 19

Sexta-feira 07/05/2010
PORTUGUÊS – Produção de texto sobre conto com orientação e consulta de alguns livros de história.
Para casa: atividade no módulo, páginas 52 e 53 para segunda-feira.
DIVERSIDADE CULTURAL: Fazer pesquisa sobre o estado da Bahia, através de diversas fontes (jornal, revista, enciclopédia, entre outros) Para próxima aula.

Segunda-feira 10/05/2010
PORTUGUÊS – Atividade no caderno: recortar as figuras que as palavras sejam acentuadas, e as mesmas ,podem ser encontradas em: revistas, livros ou panfletos.
ARTES: Apresentação do documentário: A história da copa.
CIÊNCIAS – Resolução da atividade do capítulo 03: A água e a nossa saúde. Entrega e apresentação dos trabalhos em grupo para quarta-feira 12/05. Temas: Malária, Dengue, leptospirose, esquistossomose.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula prática: Passes no jogo de Futsal.

Terça-feira 11/05/2010

INGLÊS – Plural dos substantivos: regras e exemplos no caderno; Revisão do uso dos artigos A, NA e THE; Pronomes demonstrativos: This / That / These / Those
Para casa / Homework – páginas 38 e 39, até o número 03

Quarta-feira 12/05/2010
GEOMETRIA – revisão de prisma e pirâmide (páginas 11, 12 e 13 no módulo)
CIÊNCIAS – Apresentação e entrega de trabalhos em dupla.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula teórica: 1ª parte – Técnicas de Futsal.
PORTUGUÊS – Aula programada para leitura e cada aluno escolheu um livro para fazer a sua leitura.

Quinta-feira 13/05/2010
HISTÓRIA – Pesquisa sobre a arqueologia e fosseis para a próxima aula ( no caderno, manuscrito, com imagens e individual)
INGLÊS – Revisão do plural dos substantivos e pronomes demonstrativos. Não foi feita a correção do dever de casa (páginas 38 e 39)
Para casa / homework – Atividade da página 42
MATEMÁTICA – Trabalho em grupo
Para casa: Atividade no módulo, páginas 72 (nº 44) e 73 (nº 45, 46, 47 e 48)
GEOGRAFIA – Tema da aula: Coordenadas geográficas, fuso horário.
Para casa: Atividade da página 43
GEOMETRIA – Tema da aula: Simetria; Atividade das páginas 18, 19, 20 e 21 e revisão cumulativa.

Sexta-feira 14/05/2010
DIVERSIDADE CULTURAL – Responder o questionário no caderno para entregar na próxima aula.
PORTUGUÊS – Foi realizada na aula atividade do módulo (páginas 60, 61, 62 e 63)
Para casa: Os alunos que não concluíram a atividade da página 63 deverão terminar em casa.

Segunda-feira 17/05/2010
PORTUGUÊS – Correção da atividade de casa, e explicação das classes das apalavras, diferença entre as variáveis e invariáveis.
ARTES – Elaboração do trabalho dos grupos A e B da Copa 2010.
Para casa: Atividade avaliativa para entregar dia 24 de maio, fazer um resumo, utilizando dados do documentário: A história das copas e pesquisa sobre o tema Copa do Mundo. (valor 1,0 ponto).
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula prática – passes durante um jogo de Futsal.

Terça-feira 18/05/2010
INGLÊS – Correção da atividade de casa e atividades no módulo de “Listening” (com cd) páginas 36 e 37.
Para casa: Atividades das páginas 40 e 41.
HISTÓRIA – Escrever no caderno um pequeno texto explicando os períodos da pré-história.

Quarta-feira – 19/05/2010
CIÊNCIAS – Trabalhando em sala a música: Asa Branca, onde foram elaboradas questões e ilustração do tema abordado.
Para casa: Estudar as camadas da atmosfera para segunda-feira 24/05
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula prática: recepção de bola no futsal
PORTUGUÊS – Durante a aula os alunos estavam escrevendo sobre classe de palavras invariáveis em destaque “preposição”. Foram feitas várias frases no quadro e questionado o aluno a identificação da preposição nas frases.
FILOSOFIA – Apresentação em slide sobre a ciência da filosofia, suas metodologias e áreas de investigação. Produção de um texto sobre a disciplina.

Quinta-feira 20/05/2010
GEOGRAFIA - tema da aula: Fusos horários, correção de atividades do capítulo 03.
HISTÓRIA - Pesquisa sobre o evolucionismo e criacionismo.

Sexta-feira 21/05/2010
PORTUGUÊS - Tema da aula: Classe gramatical.
Para casa: atividade no caderno sobre o tema da aula.

Segunda-feira 24/05/2010
ARTES - Reprodução das bandeiras Grupo A e B: trabalho em grupo.
PORTUGUÊS - Foi vistoriado o dever de casa e em seguida em dupla, foi iniciado em trabalho em dupla, onde os alunos iriam recortar algumas figuras, montar uma história em que as figuras fariam parte. Concluir o trabalho na próxima aula.
CIÊNCIAS - Debate sobre o Tema estudado pelos alunos em casa: Camadas da atmosfera.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Aula prática: Recepção no futsal e jogo com os fundamentos do futsal.

Terça-feira 25/05/2010
INGLÊS - Tema da aula: Subject Pronouns X Possessive adjectives e Correção das atividades de casa no quadro.
HISTÓRIA - Estudar capítulo 02 (páginas 29 e 30)do módulo para próxima aula.

Quarta-feira 26/05/2010
CIÊNCIAS - Tema da aula (continuação da aula anterior): Camadas da atmosfera e questões para casa.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Conclusão do tema: Técnicas de Futsal.
Para casa: Pesquisar sobre a copa para entregar na próxima aula.
PORTUGUÊS - Atividades (desafios) os quau]is os alunos fizeram em dupla.
Para casa: Estudar o texto em casa, o qual trabalharemos algumas perguntas baseada no mesmo.

Quinta-feira 27/05/2010
HISTÓRIA - Os alunos de evrão pesquisar sobre cultura para entregar na próxima aula. A prova está agendada para o dia 02/06/2010 (quarta-feira), referente ao Capítulo 02 do módulo.
INGLÊS - Teste agendado para o dia 08/06 (terça-feira): Estudar o capítulo 3 do módulo 1 (páginas 29 a 42) e caderno. Atenção nos assuntos THIS; THAT; THESE E THOSE, números, plural dos substantivos, alimentos). Foi feita uma revisão hoje na aula.
MATEMÁTICA - Revisão e correção das atividades de casa: Divisibilidade, multiplos e divisores de números naturais.
Para casa: Páginas 4 (nº 1) e 5 (nº 2, 3 e 5). OBS: Essas atividades estão no caderno