quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Campanha inscrição do CPF


Informamos que a Escola Escada do Tempo está realizando uma parceria com o Correio, o qual estará se disponibilizando em nossa escola para fazer o cadastramento das crianças que ainda não tem CPF. Solicitamos aos pais que estiverem interessados que os filhos adquiram o mesmo, favor confirmar no protocolo o qual foi anexado na agenda do seu filho, e enviar o valor de R$6,00 (seis reais). Ressaltamos que para aqueles que confirmarem a inscrição do seu filho, a escola estará enviando uma ficha cadastral para ser preenchida. Desde já contamos com o apoio de todos.

ATT ALUNOS: SÁBADO LETIVO 28/08/2010

Neste SÁBADO será letivo para todos os alunos do Ensino Fundamental I e II.
O horário será referente ao de quinta-feira.
os alunos serão liberados às 11h45min
Ressaltamos que os alunos do Fundamental I do turno vespertino deverão vir neste sábado no turno matutino.
Obrigado! Aguardamos a presença de todos.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lenda do quero-quero

Era uma vez um pássaro que vivia na floresta e não andava nada satisfeito com sua vida. Ele não sabia porque, mas todas as coisas que ele queria não davam certo. Ele era muito agitado e só sabia dizer “quero” para tudo e para todos. Sempre cantava muito alto e no seu canto somente se entendia a palavra “quero” . Quando entravam os outros pássaros, ele não sabia de que se tratava o assunto e ia logo gritando “quero”. Um dia ele achou que ninguém era amigo dele, e que todos queriam o seu mal. Ficou muito triste e saiu a andar pela floresta chorando muito. Mesmo chorando sozinho pela floresta gritava bem alto seu canto “quero”.
Do alto de uma árvore estava o professor Coruja, que, vendo aquele pássaro gritando tão alto e chorando muito, não se agüentou e desceu até o chão.
- O que acontece com você, pobre pássaro? Você quer ajuda? Perguntouo professor Coruja.
- Quero. Respondeu o pássaro chorão.
- Por que você grita tão alto? Você quer um amigo para conversar? Quer?
- Quero.
- Você quer parar de chorar e ficar alegre?
- Quero.
- Você quer parar de chorar e ficar alegre?
- Quero.
- Você quer sentar um pouco aqui perto da minha casa para conversarmos? Perguntava o professor Coruja, curioso pelas respostas do pássaro.
- Quero. Mais uma vez respondeu o pássaro.
O professor Coruja então parou e pensou: “Nossa, esse pássaro só sabe falar uma palavra e para tudo diz quero. Será que ele não sabe dizer outra coisa? Vou perguntar a ele o que realmente quer, quem sabe com isso ele pare de cantar”.
- Pássaro, o que você quer?
- Quero. Respondeu o pássaro.
Então o professor Coruja novamente se surpreendeu com a resposta e disse ao pássaro:
- Meu bom pássaro, você não pode simplesmente querer as coisas. Paraquerer e obter algo na vida é preciso mais. Sempre precisamos ter duas vezes o querer. Você já pensou nisso?
Assim o pássaro que até então só gritava, olhou para o professor Coruja, parou de chorar e pela primeira vez se dispôs a escutar alguém.
- Quero entender isso, professor Coruja, disse o pássaro com brilho nos seus olhinhos.
- É muito simples- disse o professor Coruja - para vivermos bem e felizes, precisamos querer duas vezes. Querer as coisas boas para nós, mas também querer as coisas boas para os outros que convivem conosco. Todos nós queremos respeito e, para sermos respeitados, precisamos respeitar os outros, ou seja, todos nós queremos ser amados, mas, para sermos amados, precisamos amar os nossos semelhantes.Com ar mais feliz o pássaro começou a entender o que acontecia e disse:
- Explique mais, professor Coruja.
- Veja, todos nós queremos proteção, não é verdade ? Mas para termos proteção precisamos proteger. Nós fazemos isto quando cuidamos das coisas dos outros, então eles também cuidarão das nossas coisas. Se queremos ter saúde, então precisamos também querer nos cuidar, querer nos alimentar bem e querer praticar esportes e querer dizer não.
- Como assim? - perguntou o pássaro, que nunca havia visto alguém falar em não querer.
- Sim, pássaro, às vezes é preciso não querer. Se você quer saúde, você não pode querer ser guloso, preguiçoso e, principalmente, você não pode querer drogas, como cigarro, a bebida e outras porcarias que só estragam a nossa saúde e a saúde dos outros.
- Ah! Agora entendi. O que realmente quero é ser feliz.
- E você deve querer ser feliz, falou o professor Coruja. Mas para querermos ser feliz é preciso também querermos fazer os outros felizes. Quando fazemos os outros felizes, somos felizes também. E foi então que o pássaro alegremente disse:
- Quero-quero, quero-quero.
Despediu-se do professor Coruja com grande alegria e retornou para o campo onde morava.
Até hoje esse pássaro chamado “quero-quero” vive alegremente nos campos chamando a atenção de todos com seu canto.
- Quero-quero, quero-quero...
Dizem que seu canto é para lembrar a todos que escutarem que é preciso querer duas vezes; querer o bem para si, mas também para os outros.

A ZEROPÉIA - (Herbert de Souza – BETINHO)

Ia uma centopéia com suas cem patinhas pelo caminho quando topou com uma barata.
Vendo tantas patinhas num bicho só, a barata ficou boquiaberta:
-Mas Dona Centopéia pra que tantas patinhas? A senhora precisa mesmo delas? Olha, eu tenho só seis e são mais do que suficientes! Posso fazer tudo, correr, trepar nas paredes, me esconder nos buracos. Ninguém consegue me acertar na primeira, nem na segunda chinelada!
- É – respondeu a centopéia -, eu não havia pensado nisso! E olha que tenho essas cem patinhas desde que nasci cinqüenta de um lado e cinqüenta do outro...
- Como à senhora faz quando tem uma coceira? – perguntou a barata - Já imaginou o trabalhão, coçando daqui e dali sem parar? Deve ser um inferno ter tantas patinhas! Por que a senhora não amarra noventa e quatro e fica com seis como eu? Vai ficar muito mais fácil e a senhora vai poder inclusive correr muito mais, como eu.
A centopéia nem pensou e amarrou as noventa e quatro patinhas. Doeu um pouco com todos aqueles nós, mas era necessário, e continuou a andar.
Lá na frente se encontrou com um boi.
Quando o boi viu a centopéia andando com seis patas ficou intrigado:
- Dona centopéia por que seis patas? Para que tantas? Olhe, eu só tenho quatro e faço o que quero! Corro, participo de touradas, pulo cerca quando quero, sou forte e todo mundo me admira! Por que a senhora não amarra mais duas patinhas e fica com quatro? Vai ficar mais ágil e vai correr tanto quanto eu...
A centopéia amarrou mais duas patinhas. Doeu um pouco, já estava quase dando cãibra, mas era necessário, e continuou a andar.
Lá mais na frente, já andando com certa dificuldade, a centopéia se encontrou com o macaco.
Quando o macaco viu a centopéia andando com quatro patas, ficou curioso.
Olhou bem, contou e recontou, e não se conteve:
- Mas... Dona centopéia, por que tanta pata se a senhora pode andar com apenas duas, como eu?Veja como eu faço: pulo de galho em galho, corro, ninguém me pega nesta floresta. Por que a senhora não amarra mais duas patinhas e fica assim, como eu?
A centopéia nem pensou e amarrou mais duas patinhas. Agora só tinha duas patinhas livres, poderia viver em paz, como a maioria dos bichos da floresta, e se parecia até com as pessoas, podia até pensar em ter nome de gente, como Maria ou Florinda.
E continuou a andar, com muita dificuldade, mas tranqüila. Havia seguido todos os conselhos que recebera pelo caminho.Velhos tempos aqueles em que tinha cem patinhas livres!Quanto trabalho à toa! E continuou a andar.
Mas lá na volta do caminho, de repente, viu a dona cobra!
A centopéia sentiu um friozinho na barriga.
- I! – pensou ela – a dona cobra nem patas têm!
Não deu outra. Quando a cobra viu a centopéia com suas duas patinhas, foi logo parando e dizendo:
- Por que andar com essas duas patas num corpo tão comprido e desajeitado? Será que você não sente que está sendo ridícula andando só com duas patas? E, afinal de contas, pra que patas pra andar? Não vê como eu corro, escapo, ataco, meto medo, serpenteio, subo em árvores e até nado sem patas? Por que não completa a obra e amarra tudo de uma vez?
A centopéia então, amarrou as suas últimas patinhas, pensando que podia ser que nem a cobra. E não podia. Ali mesmo ficou pedindo socorro e gritando por todos os bichos da floresta:- Ei, dona barata, seu boi, seu macaco, dona cobra! Venham me ajudar! Não consigo mais andar! Eu, que tinha cem patinhas, deixei de ser uma centopéia e acabei virando uma zeropéia!A turma da floresta, pra concertar a situação, teve então uma idéia, a de fazer um carrinho bem comprido para a centopéia poder se locomover. A centopéia ia virar a primeira zeropéia motorizada da floresta!
- Mas como é que eu vou dirigir esse carro se não tenho mais patinhas?
Foi um drama! Os bichos foram logo discutindo:
- A barata dirige, pois foi ela quem mandou amarrar noventa e quatro patinhas de uma só vez!
- Não, não, não! Dirige o boi, que mandou amarrar mais duas patas!
- Melhor o macaco, que mandou amarrar mais duas.
- Negativo! Dirige a cobra, que mandou amarrar tudo. Até que a centopéia se deu conta, pensou bem pensado e disse para todo mundo:
- É, gente, a culpa é minha! Eu não devia ter escutado essa conversa fiada de amarrar patinhas! Eu não sou barata, não sou boi, não sou macaco e nem cobra; eu sou é eu mesma, uma centopéia que quase virou uma zeropéia.
A centopéia agradeceu o carrinho, mas, mandou a bicharada desamarrar todas as suas patinhas. E decidiu que o mais importante era ser ela mesma e ter as suas próprias idéias na cabeça...

terça-feira, 10 de agosto de 2010

2º ANO B - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades de casa. leitura coletiva
FILOSOFIA - Tema da aula: Dedicação, hstória "A lebre e a tartaruga"
CIÊNCIAS - Texto: Os sentidos, tato, paladar, olfato, audição e visão

Terça-feira 03/08/2010
NATAÇÃO - Recreação de volta as aulas: futsal adaptado com outras brincadeiras.
INGLÊS - Tema da aula: Lugares da cidade (páginas 12 e 13) e atividades do módulo das páginas 14 e 17.
MATEMÁTICA - Dezenas e unidades: Correção de atividades.

Quarta-feira 04/08/2010
MATEMÁTICA - Faixas decorativas e mosaicos.
GEOGRAFIA - Atividades do módulo (páginas 17 e 18) e revisão do conteúdo "Escola"
CIÊNCIAS - Revisão: Os cinco sentidos

Quinta-feira 05/08/2010
HISTÓRIA - Revisão do conteúdo: Escola
MATEMÁTICA - Utilizando as fichas

Sexta-feira 06/08/2010
ARTES - Pintura de senho e confecção de cartão para o papai

Segunda-feira 09/08/2010
PORTUGUÊS - Cópia do texto
FILOSOFIA - Continuação do conceito: Dedicação

Terça-feira 10/08/2010
NATAÇÃO - Prática de nado livre, com exercícios de flutuação e desliza.
INGLÊS - Revisão dos lugares da cidade; Cores (black / white / red / blue; Números ( de 1 a 5); Atividades no módulo (páginas 15; 16; 18 e 19)
MATEMÁTICA - Utilizando o dinheiro.

Quarta -feira 11/08/2010
MATEMÁTICA - Ordem dos números.
GEOGRAFIA - Moradia no passado e no presente. Moradia
CIÊNCIAS - Atividade da apostila: Observando o dia e a noite.

Quinta-feira 12/08/2010
HISTÓRIA - Eu e a escola: A escola em sua aparência e diferenças nas escolas de ontem e hoje.
MATEMÁTICA - Palestra: Dia dos pais, composição e decomposição dos números.

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração do "Dia do Estudante" - brincadeiras

Segunda-feira 16/08/2010
PORTUGUÊS - interpretação de texto (páginas 33; 34 e 35)
Para casa - Pesquise outro poema e copie o texto em uma cartolina para exposição do mesmo na turma. Data de entrega 20/08 (Atividade no caderno - páginas 38 e 39)
CIÊNCIAS - Atividade da apostila:Observando o dia e a noite - lua, estrela, nuvens, sol.

Terça-feira 17/08/2010
NATAÇÃO - Recreações na quadra.
INGLÊS - Revisão dos lugares da cidade: Atividdade de fixação do mpodulo (páginas 21 e 22)
MATEMÁTICA - Tema da aula: Arredondamento

Quarta-feira 18/08/2010

MATEMÁTICA – Sistema de numeração decimal: Atividade no módulo
GEOGRAFIA – Continuação sobre moradias: Roda de leituras
CIÊNCIAS – Texto: estrelas.

Quinta-feira 19/08/2010
HISTÓRIA - Escola: Índio também tem sua escola - Atividade no caderno.
MATEMÁTICA - Correção e encerramento do módulo.

Sexta-feira 20/08/2010
Ida ao teatro

Segunda-feira 23/08/2010
PORTUGUÊS - Feminino e masculino.
Para casa - Atividade no caderno de português.
FILOSOFIA - Conceito sobre disciplina: texto e explicação.
CIÊNCIAS -O céu de dia e de noite.

Terça-feira 24/08/2010
NATAÇÃO – Aula na piscina, início nado costas com auxílio dos macarrões e prancha.
INGLÊS – Elementos da natureza (dia); vocabulário e oralidade.
Desenho dos elementos estudados com os nomes em inglês / português (folha de ofício)
MATEMÁTICA – Medida de tempo.

Quarta-feira 25/08/2010
MATEMÁTICA – Assunto: Dia e Semana, atividade no caderno.
HISTÓRIA – Dia do soldado
GEOGRAFIA – Confecção de cartaz: tipos de moradia. Texto “ As profissões”.

Quinta-feira 26/08/2010
HISTÓRIA – Mapa da Brasil: A chegada dos portugueses ao Brasil.
MATEMÁTICA – Tema da aula: mês e ano – atividade no caderno

Sexta-feira 27/08/2010
ARTES – Confecção do saci: dobradura, pintura e colagem.

Sábado 28/08/2010
PORTUGUÊS – Leitura, interpretação e produção textual: pintura e recorte para ilustração da leitura.

Segunda-feira 30/08/2010
PORTUGUÊS – Atividade xerocada no caderno.
Para casa – Atividade no caderno de português: Ça – Çe – Çi – Ço – Çu.
CIÊNCIAS – Texto: Hábitos diurnos e hábitos noturnos.

Terça-feira 31/08/2010
NATAÇÃO – Nado costas, flutuação e pernada.
INGLÊS – Revisão dos vocábulos estudados na aula anterior (elementos da natureza – dia)
Introdução dos elementos da natureza – noite (oral).
Play time: What is this? (O que é isto?)
MATEMÁTICA – Cálculos no caderno.

3º ANO B - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010
MATEMÁTICA - Correção das atividades e boas vindas.
CIÊNCIAS - Correção das atividades do módulo (páginas 14 à 25)
HISTÓRIA - Revisão dos conteúdos estudados.
Para casa - Atividade do módulo, páginas 21 e 22 para próxima aula.

Terça-feira 03/08/2010
MATEMÁTICA - Correção das atividade e tabuada de 2 e 3
NATAÇÃO - Nado costas: aprendizado da saida do nado costas.
INGLÊS - Lugares da cidade: diálogo (páginas 16 e 17); O uso de "here" (aqui) e "there" (lá) (página 18) e atividade de colagem (página 19)

Quarta-feira 04/08/2010
PORTUGUÊS - Atividade no módulo, páginas 35 e 36
para casa - Atividade no módulo, páginas 37, 38 e 39 para próxima aula.
CIÊNCIAS - Tema da aula - Experiências na cozinha (módulo - páginas 27 à 37)
LEITURA - Conto da história lida

Quinta-feira 05/08/2010
ARTES - Montagem do desenho de uma flor.
MATEMÁTICA - Tabuada de 6; 7 e 8
PORTUGUÊS - Tema da aula: pontuação e intencionalidade (páginas 39 e 40)
Para casa - Atividade no módulo, páginas 42 e 43

Sexta-feira 06/08/2010
GEOGRAFIA - Tema da aula: tempo atmosférico e a paisagem
MATEMÁTICA - Correção das atividades (tabuada)

Segunda-feira 09/08/2010
MATEMÁTICA - Tabuada de 9 e 10
CIÊNCIAS - Texto: Do natural ao sintético.
HISTÓRIA - Atividade no módulo complementar, nossa rua, nosso bairro.

Terça-feira 10/08/2010
MATEMÁTICA - Correção de atividades.
NATAÇÃO - Recreação psicomotora, envolvendo nado crawl e costas na piscina.
INGLÊS - Subject Pronouns: I, you, he, she, it (explicação e exemplos no quadro)
Atividades do módulo: páginas 21; 22; 23; 24 e 26)
PORTUGUÊS - Leitura e interpretação de texto (páginas 47 e 48)
Para casa - Atividade das páginas 49 e 50

Quarta-feira 11/08/2010
CIÊNCIAS - Leitura do poema para o "Dia do Estudante". Continuação do assunto: Do natural ao sintético. Apresentação dos pais na quadra - Assunto: "Jogos e brincadeiras da minha época"
FILOSOFIA - Conceito de Dedicaçaão.

Quinta-feira 12/08/2010
MATEMÁTICA - Confewcção do cartaz. Dia dos pais, multilicação sem reagrupamento.

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - brincadeiras.

Segunda-feira 16/08/2010
MATEMÁTICA - Multiplicação com reagrupamento.
CIÊNCIAS - Produção de cartaz sobre materiais.
HISTÓRIA - Conhecendo a história da cidade: texto no caderno.

Terça-feira 17/08/2010
MATEMÁTICA - Atividades de multiplicação no módulo.
NATAÇÃO - Recreação na quadra com futsal e o baleado.
INGLÊS - Atividade (página 25) - Here/there
Let's practice: Atividade complentar de revisão (páginas 27 e 28)
PORTUGUÊS - Estudando ortografia: A tera R (páginas 61 e 62)
Para casa - atividade das páginas 63 e 64 (Pontuação, eliminação de marcas de oralidade).

Quarta-feira 18/08/2010
CIÊNCIAS - Continuação do texto: Do natural ao sintético. leitura e interpretação e debate sobre o mural.
FILOSOFIA - Leitura e interpretação de texto: As respostas.

Quinta-feira 19/08/2010
ARTES - Dobradura de saci
MATEMÁTICA - Correção de atividades.
PORTUGUÊS - Produção de poema e ilustração.

Sexta-feira 20/08/2010
MATEMÁTICA - Cálculos (+, -)
Ida ao teatro

Segunda-feira 23/08/2010
MATEMÁTICA - Divisão.
CIÊNCIAS - Revisão do assunto: Do natural ao sintético.
Para casa - Atividade na apostila.

Terça-feira 24/08/2010
MATEMÁTICA – Atividade de divisão no caderno.
NATAÇÃO – Prática de nado costas e nado livre.
INGLÊS – Revisão do conteúdo: lugares da cidade e números (conclusão do módulo e correção).
PORTUGUÊS – Gênero do substantivo (Atividade xerocada).

Quarta-feira 25/08/2010
PORTUGUÊS – Graus do substantivo (Atividade xerocada).
Para casa – Atividade xerocada (leitura e interpretação de texto)
CIÊNCIAS – Correção coletiva da atividade da apostila.
FILOSOFIA – Introdução do assunto: disciplina.

Quinta-feira 26/08/2010
MATEMÁTICA – Tabuada (÷ 2, 3)

Sexta-feira 27/08/2010
MATEMÁTICA – Ensaio para apresentação do folclore.

Sábado 28/08/2010
Projeto; Feira de Conhecimento – conto do livro Planeta Lilás (Ziraldo).
Interpretação de texto (módulo complementar)

Segunda-feira 30/08/2010
MATEMÁTICA – Problemas com divisão (atividade no caderno)
CIÊNCIAS – Produtos químicos: alertando os riscos – correção final do módulo.
HISTÓRIA – A chegada dos portugueses no Brasil (texto no caderno)

Terça-feira 31/08/2010
MATEMÁTICA – Atividade copiada no caderno
NATAÇÃO – Nado costas, pernada e flutuação.
INGLÊS – Animais selvagens – que vivem em zoológicos: Atividade de desenhar e escrever os nomes em inglês e português (folha de ofício)
PORTUGUÊS – Atividade xerocada de português “substantivo primitivo e substantivo derivado” (no caderno).

4º ANO B - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010
MATEMÁTICA - Boas Vindas (histórias e relatos) e correção de atividades
PORTUGUÊS - Realização das atividades do módulo, páginas 21; 22 e 23
CIÊNCIAS - Tema da aula: Tratando a água (páginas 14 à 26)

Terça-feira 03/08/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades do módulo (páginas 21; 22 e 23)
Para casa - Atividades no módulo das páginas 26 e 27
MATEMÁTICA - Correção de atividades: Multiplicação
NATAÇÃO - Continuação dos nados, início do nado costas através de recreações
INGLÊS - Tema da aula: Dias da semana (página 07) e revisão de "food and drink" / "meals" (atividades do módulo, páginas 8; 9; 10 e 11)
CIÊNCIAS - Tema da aula: O solo e sua ocupação(módulo, páginas 27 à 37)

Quarta-feira 04/08/2010
HISTÓRIA - Revisão dos conteúdos
PORTUGUÊS - Leitura e interpretação de texto (páginas 26 e 27)
Para casa: Atividade no módulo de português (páginas 28 e 29)
MATEMÁTICA - Fatores com mais um algarismo

Quinta-feira 05/08/2010
MATEMÁTICA - Centímetro e milimetro
FILOSOFIA - Tema da aula: Dedicação
ARTES - Confecção de fantoches para história de teatro
LEITURA - História do Macaco Nico

Sexta-feira 06/08/2010
PORTUGUÊS - Estudando ortografia: dígrafo (páginas 32; 33 e 34)
MATEMÁTICA - Tema da aula: Cálculos de Multiplicação
GEOGRAFIA - Revisão de conteúdos: Paisagem rural e urbana

Segunda-feira 09/08/2010
CIÊNCIAS - Conclusão do módulo de ciências. Texto: recursos naturais
AMATEMÁTICA - Atividade de multiplicação.

Terça-feira 10/08/2010
MATEMÁTICA - Atividades no módulo complementar (Multiplicação)
NATAÇÃO - Flutuação e aperfeiçoamento do deslize no nado costas.
INGLÊS - Atividades do módulo: páginas 12; 13 e 14
CIÊNCIAS - Introdução ao assunto: Recursos naturais. O que são?

Quarta-feira 11/08/2010
HISTÓRIA - Texto: A família real no Brasil, copiar texto no caderno.
MATEMÁTICA - Atividade de multiplicação no módulo coplementar (páginas 20 e 21)

Quinta-feira 12/08/2010
MATEMÁTICA - Atividade de multiplicação (página 22)

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - Brincadeiras

Segunda-feira 16/08/2010
CIÊNCIAS - Texto: Recursos naturais, livro brincando com ciências (página 19 e 20)
MATEMÁTICA - Medida de comprimento e área (caderno complementar)
PORTUGUÊS - Correção das atividades (páginas 45; 46 e 47)

Terça-feira 17/08/2010
PORTUGUÊS - Reportagem e conto (páginas 51 e 52)
Para casa - Atividade no módulo de português (páginas 53 e 54)
MATEMÁTICA - Correção de atividade do módulo complementar (páginas 17 e 18)
NATAÇÃO - Recreações na quadra com jogos de futsal e baleado.
INGLÊS - Verbo TO BE (página 07) e atividade das páginas 8, 10 e 11

Quarta-feira 18/08/2010
HISTÓRIA – Continuação do texto: A família real no Brasil e realização das atividades sobre o assunto.
MATEMÁTICA – Atividades de multiplicação

Quinta-feira 19/08/2010
MATEMÁTICA - Situações problema envolvendo multiplicação.
ARTES - Esculturas com sabão.
LEITURA - Criar história sobre a escultura.

Sexta-feira 20/08/2010
Ida ao teatro.

Segunda-feira 23/08/2010
CIÊNCIAS - Ensaio para o projeto folclore música: "Vermelha"
Para casa - Atividade para casa na apostila, trazer uma latinha.
MATEMÁTICA - Divisão com números naturais.
PORTUGUÊS - Leitura e interpretação de texto (páginas 58 e 59)
Para casa - fazer atividade das páginas 61 e 62.

Terça-feira 24/08/2010
MATEMÁTICA – Atividades de divisão no caderno.
NATAÇÃO – Nado livre e aperfeiçoamento do nado costas.
INGLÊS – Leitura e tradução do diálogo “Let’s go to the shopping mall” (páginas 16 e 17)
Novo vocabulário – meios de transportes + adjetivos + lugares da cidade. Colagem (página 19)
CIÊNCIAS – Pintura do mural do folclore.

Quarta-feira 25/08/2010
HISTÓRIA – Explicação do texto: A família real no Brasil. Atividade de fixação no caderno.
MATEMÁTICA – Divisão: A idéia de medida (atividade no caderno)

Quinta-feira 26/08/2010
MATEMÁTICA – Problemas sobre divisão: Atividade copiada no caderno
ARTES – Confecção do saci: dobradura e pintura.
LEITURA – Criação da história com os personagens populares.

Segunda-feira 30/08/2010
CIÊNCIAS – Atividade sobre o assunto: Recursos naturais, brincando com a Ciências (página 21)
MATEMÁTICA – Correção de atividades sobre divisão no caderno.
PORTUGUÊS – Atividade xerocada de português “Pronomes pessoais do caso oblíquo e de tratamento”.

Terça-feira 31/08/2010
PORTUGUÊS – Substantivo concreto e abstrato no caderno de português.
Para casa – Atividade no caderno de português.
MATEMÁTICA – Atividades de divisão no caderno: problemas e cálculos com as 4 operações.
NATAÇÃO – Prática da flutuação de costas e foguetinho de costas.
INGLÊS – Módulo, página 18 – Pay attention – explicação e tradução no módulo.
Página 24 e 25 – atividades de fixação (mios de transporte)
CIÊNCIAS – Feira de Conhecimento - 2010
MPB – músicas que emocionam

5º ANO B - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010
HISTÓRIA - Trabalhando com texto: Outro olhar sobre a floresta (módulo - página 21)
Para casa - Atividade no módulo, páginas 22; 23 e 24
PORTUGUÊS - Correção das atividades de casa.
MATEMÁTICA - Correção das atividades de casa.

Terça-feira 03/08/2010
GEOGRAFIA - Tema da aula - Localização da Amazônia (módulo páginas 14; 15; 16; 17; 18; 19; 20 e 21.
CIÊNCIAS - Tema da aula: Nossa alimentação, nosso combustível (módulo páginas 27 à 37)
NATAÇÃO - Recreações na sala, com dominó e jogos de tabuleiro.

Quarta-feira 04/08/2010
CIÊNCIAS - Continuação do tema da aula passada: Nossa alimentação, energia, nutrientes, vitaminas.
MATEMÁTICA - Tema da aula: adição e subtração de frações.

Quinta-feira 05/08/2010
PORTUGUÊS - Leitura e interpretação de texto (páginas 21; 22 e 23)
Para casa: Atividade no módulo das páginas 31; 32 e 33
MATEMÁTCA - Correção de atividades
FILOSOFIA - Tema da aula: Conceito de dedicação
LEITURA - Criação de uma história desencontrada

Sexta-feira 06/08/2010
MATEMÁTICA - Frações com denominadores diferentes
PORTUGUÊS - Tema da aula: Adverbio (página 33; 34 e 35
ARTES - Confecção de cartão para o papai

Segunda-feira 09/08/2010
HISTÓRIA - Início do III Bimestre: Texto " O período Militar"
MATEMÁTICA - Revisão de fração com denominadores diferentes.

Terça-feira 10/08/2010
GEOGRAFIA - Nordeste: Paisagens do sertão (texto: Música "Asa Branca")
CIÊNCIAS - Texto: Nosso estilo de vida...nossa saúde.
NATAÇÃO - Nado costas, aprendizado da braçada correta.
INGLÊS - Recuperação paralela: Os alunos fizeram o "Let's practice (páginas 13 e 14) - atividade do módulo para ser destacada e entregue à professora para correção valendo nota.

Quarta-feira 11/08/2010
CIÊNCIAS - Texto do Livro: Brincando com a Ciências. Cuidando da Saúde, desenho do tatu para o dia do estudante.
MATEMÁTICA - Multiplicação com frações.

Quinta-feira 12/08/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades das páginas 39, 40 e 41. Leitura e interpretação de texto.
Para casa: Fazer as atividades das páginas 49; 50 e 51.
MATEMÁTICA - Tema da aula: Divisões com fração.

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - Brincadeiras

Segunda-feira 16/08/2010
HISTÓRIA - Continuação: Texto período militar (Atividade no caderno)
MATEMÁTICA - Continuação de fração.

Terça-feira 17/08/2010
GEOGRAFIA - Região Nordeste: Localização, população e leitura do mapa da região.
CIÊNCIAS - Nossos hábitos, nossa saúde: Leitura do texto "Como ser mais saudável.
NATAÇÃO - Recreação com psicomotricidade e lateralidade, jogos e brincadeiras do futsal.
INGLÊS - Leitura e tradução (no módulo - páginas 16 e 17)
Diálogo: That's life! - Atividade em dupla

Quarta-feira 18/08/2010
CIÊNCIAS – Continuação do texto: Cuidando da saúde (brincando com a ciências – página 142)
MATEMÁTICA – Correção de atividade (divisão com fração)

Quinta-feira 19/08/2010
MATEMÁTICA - Correção da atividade (módulo - páginas 54 e 55)
FILOSOFIA - Atividade relacionada ao tema dedicação.

Sexta-feira 20/08/2010
Ida ao teatro

Segunda-feira 23/08/2010

HISTÓRIA - Atividade período militar - Hino Nacional.
MATEMÁTICA - Porcentagem e probabilidade.

Terça-feira 24/08/2010
NATAÇÃO – Prática do nado livre, mais técnica de nado costas.
INGLÊS – Atividade de colagem e tradução (página 19)
Pay attention (página 18). Exercícios de fixação (páginas 23 e 25)
CIÊNCIA – Pintura dos murais para folclore.

Quarta-feira 25/08/2010
CIÊNCIAS – Texto: O corpo como você nunca viu?
A cor do sangue.
MATEMÁTICA – Correção de atividade (porcentagem) – página 59

Quinta-feira 26/08/2010

PORTUGUÊS – Conceito de “pronomes”: demonstrativos, indefinidos, possessivos e relativos no caderno e atividades referentes a estes assuntos.
MATEMÁTICA – Tema da aula: Probabilidade
FILOSOFIA – Produção textual, tema Dedicação.
LEITURA – Criação da história da sementinha.

Sexta-feira 27/08/2010
MATEMÁTICA – Revisão de porcentagem e probabilidade.

Sábado 28/08/2010
PORTUGUÊS – Projeto: Feira de Conhecimento – elaboração das questões para a entrevista a ser realizada no dia da visita à Passarela do Álcool.
Debatendo hipóteses, preparando a entrevista.

Segunda-feira 30/08/2010
PORTUGUÊS – Atividade no caderno de português: “Uso do mal ou mau”.
MATEMÁTICA – Correção de atividade no caderno: revisão de porcentagem

Terça-feira 31/08/2010
GEOGRAFIA – Apresentação do trabalho: Povos indígenas da Amazônia.
Para casa – Módulo complementar (páginas 21 à 32)
CIÊNCIAS – Atividade do módulo complementar (páginas 16, 17, 18, 19, 20 e 21)
NATAÇÃO – Realização de texto sobre “Motivo e Explicações” referente à falta na natação.
INGLÊS – Verbo TO BE – formas: afirmativa, interrogativa e negativa – explicação e anotações no módulo.
Página 24 – exercícios de fixação.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

2º ANO A - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

PORTUGUÊS - Em circulo, conversa sobre a volta às aulas e relatos de como foram as férias. Debate sobre os livros literários lidos nas férias.
Para casa - Ficha literária sobre os livros lidos nas féias.
FILOSOFIA - Tema: Dedicação, Conto da história: A lebre e a tartaruga; Atividade: desenho da história
MATEMÁTICA - Assunto: Contorno (páginas 23; 24; 25; 26 e 27)

Terça-feira 03/08/2010
CIÊNCIAS - Atividade no módulo das páginas 32 e 33: olfato e paladar. Texto: leitra e explicação.
PORTUGUÊS - Revisão da ordem alfabética e letra inicial maiúscula e minúscula nas páginas 26 e 27 do módulo.
Para casa - Continuação d revisão das páginas 28 e 29.
INGLÊS - Tema da aula: Lugares da cidade (módulo páginas 14 e 17)
NATAÇÃO - Aula recreativa de volta as aulas

Quarta-feira 04/08/2010
ARTES - Recorte e colagem: jardim e montagem de um coelho
MATEMÁTICA - Assunto: Faixas decorativas e mosaico. Atividade da página 29
GEOGRAFIA - Desenho da casa (página 25 do módulo)

Quinta-feira 05/08/2010
HISTÓRIA - Revisando conteúdo do módulo "Escola".
PORTUGUÊS - Correção das atividades das páginas 28 e 29 do módulo e continuação da revisão de maiúsculo e minúsculo em pequenos textos (páginas 30 e 31 do módulo)
Para casa - Leitura e interpretação textual nas páginas 32 e 33 do módulo
MATEMÁTICA - Assunto: números no tempo, atividade em sala página 41
Para casa: Atividade do módulo das páginas 42 e 43.

Sexta-feira 06/08/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades de casa (páginas 32 e 33. Trabalhando separação de sílabas em textos e tonicidade (páginas 34 á 36)
CIÊNCIAS - Confecção, dobradura: camiseta para o papai.
MATEMÁTICA - Assunto: Utilizando o dinheiro, atividade da página 45
Para casa - Atividade do módulo das páginas 46 a 48.

Segunda-feira 09/08/2010
PORTUGUÊS - LÇeitura e interpretação de poema nas páginas 37 à 40 do módulo. Ientificando e reconhecendo no poema: estrofe, verso e rima.
Para casa: estudando a escrita das páginas 46 A 48 do módulo.
MATEMÁTICA - Assunto: Ordem dos números, atividades das páginas 49 e50.
Para casa - Atividade do módulo, páginas 51 e 52

Terça-feira 10/08/2010
CIÊNCIAS - Trabalho em grupo: atividade do módulo (páginas 38; 39 e40)
PORTUGUÊS - Correção da atividade de casa. Lendo as poesias das páginas 39 e 40 do módulo.
Para casa - Separação silábica em texto (folha xerocada)
INGLÊS - Atividade no módulo (páginas 15; 16; 18 e 19) e Revisão dos números de 1 a 5 e cores (black/ white/ red/ blue)
NATAÇÃO - Aplicado o nado crawl para aprendizado.

Quarta-feira 11/08/2010
GEOGRAFIA - Identificação dos objetos da sala de aula. (módulo - página 17 e 18)

Quinta-feira 12/08/2010
HISTÓRIA - Eu e a escola: A escola em sua aparência. Diferença nas escolas de ontem e de hoje.
PORTUGUÊS - Correção da atividade de casa no quadro. Lendo poesias nas páginas 39 e 40 do módulo.
Para casa: Pesquisar poemas na página 41 do módulo. PS: Pesquisar um poema, copiar e ilustrar em cartolina.

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - recreações, teatro, filme.

Segunda-feira 16/08/2010
PORTUGUÊS - Leitura de poemas e exposição dos mesmos em cartazes feitos em casa. Inventando uma história (página 42 do módulo).
Para casa - Trazer duas fatias de pão de forma e atividade das páginas 13; 14; 15 e 16 do módulo de atividades complementares e interpretação textual.
FILOSOFIA ,- Continuação do tema "Dedicação" (atividade xerocada)
MATEMÁTICA - Assunto: Composição e decomposição de números. Atividade em sala (páginas 54 e 55).

Terça-feira 17/08/2010
CIÊNCIAS - Observando e descrevendo o céu. Atividade no caderno.
PORTUGUÊS - Correção da leitura e interpretação textual das páginas 13 a 16 do módulo complementar. Leitura e interpretação textual das páginas 43 a 45 do módulo.
INGLÊS - Correção do módulo (páginas 21 e 22) ; revisão dos lugares da cidade; Play time: What is this?
NATAÇÃO - Recreação com futsal.

Quarta-feira 18/08/2010
ARTES - Lendas folglórica - jogos dos 7 erros e pintura Buma - meu - boi
MATEMÁTICA - Assunto: Arredondamento / dúzia e meia dúzia. Atividade em sala (páginas 56 e 57)
Para casa - Atividade do módulo das páginas 58; 59; 60 e 61

Quinta-fera 19/08/2010
HISTÓRIA - Texto: Índios também tem suas escolas - Atividade no caderno.
PORTUGUÊS - Fazendo massa com pão de forma, seguindo passo-a-passo da página 44 do módulo. Modelando personagens folglóricos de massa.

Sexta-feira 20/08/2010
PORTUGUês - Trabalhando Ç com atividade de fixação em folhas xerocadas.
LEITURA - Trabalho com os livros de história infantis.

Segunda-feira 23/08/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades em folhas xerocadas no quadro e grupo de palavras para fixação ortográfica.
Para casa - Atividades em folhas xerocadas e no caderno: Uso de ç.
FILOSOFIA - Conceito sobre Disciplina. Leitura e explicação do texto.

Terça-feira 24/08/2010
CIÊNCIAS - Atividade em folhas xerocadas relacionadas ao tema: Observando o dia e a noite.
Para casa - Estudar para o trava língua do concurso que acontecerá nesta sexta-feira 27/08/2010
PORTUGUÊS - Correção da atividade de casa no quadro e continuação das atividades em folhas de fixação.
Para casa - Pesquisar sobre lendas do folclore. Escolher uma lenda, registrar noc aderno e ilustrar.
INGLÊS - Elementos da natureza (dia) - vocabulário e repetição (oralidade)
Desenho de uma paisagem com os elementos estudados e os nomes em inglês.
NATAÇÃO - prática livre, com foguetinho e submarino.

Quarta-feira 25/08/2010

ARTES – O artista é você – montagem, pintura e recorte quebra-cabeça do tatu.
GEOGRAFIA – a PROFISSÃO Dia do soldado.

Quinta-feira 26/08/2010
HISTÓRIA – Assunto: A chagada dos portugueses no Brasil – estudo do mapa
PORTUGUÊS – Apresentação das lendas feitas pelos alunos e confecção de caderninho de lendas para montagem de cordel.
Para casa – Terminar o livrinho em casa.

Sexta-feira 27/08/2010
LEITURA – Apresentação do folclore. Reconto das histórias infantis pelas crianças (Feira de Conhecimento).
PORTUGUÊS – Apresentação de livros em cordel na culminância do projeto folclore;
Tema: As lendas do folclore brasileiro

Sábado 28/08/2010
PORTUGUÊS – Leitura, interpretação e produção textual. Pintura e recorte para ilustração da leitura.

Segunda-feira 30/08/2010
PORTUGUÊS – Ditado de palavras e frases com Ce – Ci – Ça – Ço – Çu no caderno. Trabalhando o conceito de gênero do substantivo no caderno.
Para casa: Atividades de fixação de Ç – Ce – Ci em folhas xerocadas.
FILOSOFIA – Texto para reflexão. Tema: disciplina

Terça-feira 31/08/2010

PORTUGUÊS – Revisando substantivos próprios e comuns em atividades xerocadas.
Para casa: Atividades de fixação de gênero do substantivo em folhas xerocadas.
INGLÊS – Revisão dos elementos da natureza (dia).
Introdução dos elementos da natureza (noite) através de exemplos no quadro. Play time: What is this?
NATAÇÃO – Nado costas, flutuação de costas com auxílio de macarrões.

3º ANO A - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

MATEMÁTICA - Assunto: Tabuada de 2 e 3 e atividades em sala das páginas 41 e 42 e correção das atividades das férias (páginas 37; 38; 39 e 40)
Para casa - Atividades das páginas 43; 44 e 45
CIÊNCIAS - Atividade do módulo, páginas 24; 25 e 26.
PORTUGUÊS - Debate sobre os livros lidos nas férias: Obras de Ziraldo - Ficha literária para ser preenchida em casa sobre a leitura. Atividades de revisão: ordem alfabética, inicial maiúscula (páginas 21; 22; 23; 24 e 25)

Terça-feira 03/08/2010
HISTÓRIA – Revendo os conteúdos trabalhados no bairro.
Para casa – Atividade do módulo das páginas 21 e 22 para próxima aula.
NATAÇÃO – Aquecimento, foguetinho com pernada de sereia.
INGLÊS – Lugares da cidade: diálogo do módulo 9páginas 16 e 17), o uso de here (aqui) e there (lá), página 18 e Confecção de uma atividade de colagem.

Quarta-feira 04/08/2010
MATEMÁTICA – Assunto: tabuada de 9 e 10 e atividade em sala das páginas 50 e 51
Para casa – Atividade das páginas 52 e 53
PORTUGUÊS – Correção das páginas 21 e 22 do módulo: Ordem alfabética na página 23
Para casa – Continuação das páginas 24 e 25
CIÊNCIAS – Produtos e substâncias e atividades no módulo das páginas 34 à 36

Quinta-feira 05/08/2010
PORTUGUÊS – Correção do dever de casa no quadro e leitura e interpretação textual das páginas 26 à 29.
Para casa: Continuação da interpretação textual das páginas 30 e 31
LEITURA – Leitura e relato das histórias que leram.
ARTES – Recorte, pintura e montagem: árvores, flores e coelhos.
FILOSOFIA – Conceito sobre “Dedicação”

Sexta-feira 06/08/2010
ARTES – Dobradura: camiseta para o papai.
PORTUGUÊS – Correção das atividades das páginas 26 à 31.
GEOGRAFIA – Assunto: O tempo atmosférico e a paisagem.

Segunda-feira 09/08/2010
MATEMÁTICA – Assunto: multiplicação e reagrupamento. Atividades das páginas 57 e 58.
Para casa: Atividade do módulo das páginas 59 á 61
OBS: Correção coletiva da atividade de casa das páginas 54 à 56.
CIÊNCIAS – Atividade do módulo das páginas 38 e 39.
PORTUGUÊS – Estudando ortografia das páginas 35 à 37 do módulo: palavras com som de S (s, ss, ç, ce, ci) e palavras com som de Z (z e x)
Para casa – Identificar a pontuação e entonação das frases das páginas 39 e 40 do módulo.

Terça-feira 10/08/2010
HISTÓRIA – A cidade onde vivo, conhecendo a história da cidade (texto no caderno)
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa 9página 58) referente ao assunto: multiplicação.
Para casa: atividade das páginas 59 e 61
NATAÇÃO – Início do nado costas, flutuação e desfile de costas.
INGLÊS – Subject pronouns (página 20) – Explicação e exemplos no quadro e revisão dos lugares da cidade (página 19)

Quarta-feira 11/08/2010
CIÊNCIAS - Reação química: experiência na sala (módulo - página 40)
PORTUGUÊS - Correção das atividades das páginas 38 á 40 no quadro: pontuação e entonação.
Para casa - Leitura e interpretação de poema nas páginas 46 e 47 do módulo.

Quinta-feira 12/08/2010
PORTUGUÊS - Apresentação de pais de aluynos em comemoração à semana dos pais: pai da Lais do 5º ano. Correção do dever de casa das páginas 46 e 47 do módulo, com leitura de poema. Leitura e interpretação de texto não-verbal: Estudando com tela nas páginas 41 à 43 do módulo.
Para casa: Ainda estudando poesia das páginas 48 e 49 do módulo.
FILOSOFIA - Continuação sobre o conceito de "Dedicação" e atividade xerocada.
ARTES - Desenvolvimento e apresentação de desenho para a turma.

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - recreações, teatro, filme.

Segunda-feira 16/08/2010
CIÊNCIAS - História em quadrinhos sobre germinação.
PORTUGUÊS - Entendimento as pinturas: comparando texto verbal e não-verbal das páginas 44; 45 e 50 do módulo.
Para casa - Leitura e interpretação textual (páginas 51; 52 e 53 do módulo)

Terça-feira 17/08/2010
HISTÓRIA - Continuação: Conhecendo a história da cidade.
para casa - Atividade avaliativa no caderno: pesquisa sobre Porto Seguro.
NATAÇÃO - Recreação na quadra com futsal
INGLÊS - Listening: Atividade de "ouvir" no módulo (páginas 21 e 22) e exercícios de fixação (páginas 23; 24; 25 e 26)

Quarta-feira 18/08/2010
MATEMÁTICA - Correção das atividades de casa (operação de multiplicação e prova real).
PORTUGUÊS - Correção da interpretação textual das páginas 51 a 53 do módulo no quadro. Estudando contos das páginas 54 e 55 do módulo.
Para casa - Produzindo uma imagem (pintura) ou poema sobre o tema; Chuva. Proposta dada nas páginas 58 e 59 do módulo - Entregar segunda-feira
CIÊNCIAS - Atividades no caderno e módulo complementar (página 14)

Quinta-feira 19/08/2010
PORTUGUÊS - Estudando a letra R: inicial, final, intermediário (rr e r brando), encontro consonantal (pr, tr, br...) das páginas 60 até 64 do módulo.

Sexta-feira 20/08/2010
PORTUGUÊS - Leitura e interpretação textual em folhas xerocadas.
ARTES - Recorte e colagem: quebra-cabeça "Coelhoe a cenoura"

Segunda-feira 23/08/2010
PORTUGUÊS - correção das atividades sobre a letra R das páginas 60 até 64 no quadro. Leitura e interpretação textual em folhas xerocadas.
Para casa - Atividades de fixação dos sons do R em folhas xerocadas.

Quarta-feira 25/08/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividades de fixação dos sons de r e ditado no caderno.
Para casa – Pesquisar uma lenda do folclore brasileiro, copiar no caderno e ilustra.
CIÊNCIAS – Materiais naturais e materiais artificiais. Texto escrito no quadro.

Quinta-feira 26/08/2010
PORTUGUÊS – Apresentação das lendas feitas pelos alunos. Trabalhando gênero do substantivo em folhas xerocopiadas e no caderno.
Para casa – Confecção de caderninho de lendas para montagem de cordel.
ARTES – Ensaios da apresentação folclórica

Sexta-feira 27/08/2010
MATEMÁTICA – Cópia de atividade no caderno.
Situação problema referente a divisão.
GEOGRAFIA – O município – país “Brasil” divisão estados e municípios.

Segunda-feira 30/08/2010
MATEMÁTICA – Cópia de probleminhas no caderno referente ao assunto (divisão)
CIÊNCIAS – Texto: Como prevenir acidentes.
PORTUGUÊS – Leitura e interpretação das páginas 11 à 19 do módulo de atividades complementares.
Para casa – Fixação de substantivos simples e composto em folhas xerocadas.

Terça-feira 31/08/2010
HISTÓRIA – A chegada dos portugueses ao Brasil. Texto copiado no caderno.
MATEMÁTICA – Cópia de atividade no caderno referente a adição, subtração, multiplicação, divisão, leitura dos números e seqüência numérica.
NATAÇÃO – Nado costas, foco pernada.
INGLÊS – Play time: hot potato (com vocábulos estudados no 2º e 3º bimestre)

4º ANO A - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

CIÊNCIAS - Texto: Abastecimento de água (páginas 20; 21 e 22)
PORTUGUÊS - Leitura e debate das obnras de Vinícius de Moraes, com apresentação e exposição dos trabalhos. Correção da atividade da página 28 do módulo: Estudando conto.
HISTÓRIA - Revisão dos conteúdos trabalhados.
Para casa: Atividade do módulo, páginas 23 e 24

Terça-feira 03/08/2010
MATEMÁTICA – Correção das atividades feitas nas férias (páginas 48 à 50) e confecção da atividade página 51
Para casa: Atividade das páginas 52; 53 e 54
NATAÇÃO – Recreação de volta as aulas, brincando de baleado e futsal.
INGLÊS – Aos alunos que ficaram de recuperação, estudar o conteúdo da avaliação bimestral para o dia 05/08 –quinta-feira
PORTUGUÊS – Lendo e comparando: publicidade e conto infantil das páginas 29 à 31 do módulo.
Para casa: Estudando concordância nominal e dígrafo QU das páginas 32 à 34 do módulo.

Quarta-feira 04/08/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividades para casa no quadro e leitura e interpretação textual das páginas 35 à 39.
Para casa: Continuação da interpretação textual nas páginas 39 à 41.
GEOGRAFIA – Estudo em grupo: Revisão de conteúdo
MATEMÁTICA – Tema da aula: Medida de comprimento e área, atividade página 15
Para casa – Atividade da página 16

Quinta-feira 05/08/2010
CIÊNCIAS – Atividades do módulo (páginas 25 e 26)
LEITURA – Recorte e monte a história da Dida
MATEMÁTICA – Tema da aula: Centímetro e atividade das páginas 17 e 18
Para casa: Atividades das páginas 19
FILOSOFIA – Conceito sobre “Dedicação”

Sexta-feira 06/08/2010
GEOGRAFIA – Leitura
PORTUGUÊS – Correção no quadro das atividades (páginas 37 à 41)
MATEMÁTICA – Tema da aula: Metro e quilômetro e atividade em sala das páginas 20 e 21
Para casa: Atividade das páginas 22 e 23
ARTES – Dobradura da camisa para o papai

Segunda-feira 09/08/2010
CIÊNCIAS – Tema da aula: O solo e sua ocupação
Para casa: Trazer para próxima aula um recorte de revista ilustrada a profissão do seu pai ou uma foto.
PORTUGUÊS – Leitura e interpretação de texto (páginas 42 à 45)
Para casa: Estudar as páginas 46 e 47 do módulo
HISTÓRIA – Texto no caderno: A família real no Brasil

Terça-feira 10/08/2010
MATEMÁTICA – Assunto: Medidas de comprimento e atividade das páginas 24 e 25
Para casa: Terminar a atividade da página 25.
NATAÇÃO – Aula na piscina trabalhando motricidade para aquecer, e finalização do nado crawl
PORTUGUÊS – Correção das atividades das páginas 45 à 47 do módulo. Leitura e interpretação textual das páginas 49 à 52 do módulo: Comparando reportagem e conto.
Para casa: produção de texto escrito com criação do final para a história da página 48 do módulo.

Quarta-feira 11/08/2010
PORTUGUÊS - Apresentação dos pais aos alunos em comemoração da semana dos pais: Pai de Isley Karen e Gutemberg. Correção da atividade de casa no quadro.
Para casa - Revisão ortográfica de RR, QU, MB, os sons de S e Z das págians 52 e 53 do módulo.
CIÊNCIAS - A água o solo e a erosão (páginas 33; 34 e 35)
LEITURA - Leitura e correção dos quadrinhos abordando o tema variação linguística.

Quinta-feira 12/08/2010
MATEMÁTICA - Assunto: A ideia de área, atividade em sala (páginas 26 à 28)
Para casa: Fazer atividade da página 29
FILOSOFIA - Continuação sobre o conceito de "Dedicação" e atividade de fixação.

Sexta-feiara 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - recreações, teatro, filme.

Segunda-feira 16/08/2010

CIÊNCIAS - O que aprendemos responder página 39
PORTUGUÊS - Correção do dever de casa das páginas 52 e 53 do módulo. EStudando artigo e pontuação (páginas 54; 55 e 56 do módulo)
Para casa - Continuação do texto; A família real no Brasil (atividade no caderno)

Terça-feira 17/08/2010
MATEMÁTICA - Atividade complementar - referente a multiplicação por 10; 100; 1000. Cópia de atividade no caderno.
NATAÇÃO - Recreação com futsal e bobinho do futsal.
PORTUGUÊS - Correção das atividades das páginas 54 até 56 do módulo: Revisando artigo e pontuação. Leitura e interpretação textual das páginas 57 a 59.
Para casa - Leitura e interpretação textual das páginas 59 a 61 ´do módulo.

Quarta-feira 18/08/2010
PORTUGUÊS - Correção da interpretação textual, páginas 57; 58; 59; 60 e 61 do módulo. Estudando texto informativo nas páginas 61 e 62 do módulo.
Para casa - Pesquisa e produção textual com ilustrações sobre "a importância das águas e os efeitos das chuvas no planeta": página 63 do módulo.
GEOGRAFIA - Texto: Clima - Atividade no caderno.

Sexta-feira 20/08/2010
POIRTUGUÊS - Leitura e interpretação textual das páginas 64, 65 e 66 do módulo.
ARTES - Recorte e colagem: Quebra cabeça "Coelho e a cenoura"

Segunda-feira 23/08/2010
CIÊNCIAS - No caderno: recursos naturais, renováveis ou não? Eis a questão e atividades.
PORTUGUÊS - Comparando conto, texto informativo e folheto na página 67 do módulo para casa.
HISTÓRIA - Texto: A família real no Brasil.

Terça-feira 24/08/2010
MATEMÁTICA - Assunto: Divisões com números naturais. Atividade copiada no caderno.
NATAÇÃO - Aula na piscina, aquecimento e exercício de nado costas.
PORTUGUÊS - Correção da interpretação textual de folheto das páginas 64 a 6 do módulo no quadro.
Para casa - Pesquisar uma lenda do folclore brasileiro e montar um cartaz para exposição e apresentação em culminância na sexta-feira.

Quarta-feira 25/08/2010
PORTUGUÊS – Apresentação dos cartazes sobre lendas. Fixação da letra x e os seus sons; Uso de pronomes pessoais do caso reto (páginas 69 à 72 do módulo)
GEOGRAFIA – Projeto folclore
MATEMÁTICA – Operação de multiplicação; cópia de atividade no caderno.

Sexta-feira 27/08/2010
ARTES – Culminância do projeto Folclore com apresentações de danças, trava-língua.

Sábado 28/08/2010
Feira de Conhecimento: Entrevista com os alunos sobre música e artistas da M.P.B. e texto escrito a história da música popular brasileira e explicação e participação dos alunos.

Segunda-feira 30/08/2010
CIÊNCIAS – Recursos naturais: A luz e o calor do sol e o solo – texto escrito no quadro.
PORTUGUÊS – Trabalhando substantivos concretos e abstratos com revisão em folhas xerocadas. Leitura e interpretação textual de propaganda nas páginas 14 à 17 do módulo complementar: bilhete, telegrama, e-mail.
HISTÓRIA – Texto: A Independência do Brasil

Terça-feira 31/08/2010
MATEMÁTICA – Cópia de probleminhas no caderno referente ao assunto: divisão
NATAÇÃO – Nado costas, com foco em pernada.
PORTUGUÊS – Montagem de painel com gravuras trazidas sobre a importância da água. Trabalhando os sons do x com atividades de fixação no caderno e em folhas xerocadas.
Para casa – Terminar as atividades e estudar para o ditado (sons do x)

5º ANO A - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

HISTÓRIA - texto trabalhado: Outro olhar sobre a floresta (módulo página 21)
Para casa: Atividades do módulo, páginas 22; 23 e 24
MATEMÁTICA - Correção de atividades das férias (páginas 34; 35; 36; 37 e 38)
CIÊNCIAS - Atividade no módulo, páginas 24; 25; 28; 30 e 31

Terça-feira 03/08/2010
PORTUGUÊS – Debate sobre o livro lido nas férias: “Os restos mortais” – Fernando Sabino.
Para casa: Ficha literária sobre o livro
NATAÇÃO – Recreação de volta as aulas, baleado e futsal.
ARTES – Mosaico e transformar pedaços de papel em uma obra de arte. Usar criatividade em mosaico
MATEMÁTICA – Assunto: Simplificação de fração em sala (página 39 e 40)
Para casa: Atividade das páginas 41.

Quarta-feira 04/08/2010
GEOGRAFIA – Atividade do módulo das páginas 16 à 21
CIÊNCIAS – Atividades no módulo das páginas 32; 33; 34; 35 e 36
PORTUGUÊS – Leitura e interpretação textual das páginas 19 à 23 do módulo.
Para casa: Leitura e interpretação textual das páginas 24 à 27 do módulo

Quinta-feira 05/08/2010
MATEMÁTICA – Assunto: Comparação das frações e atividade em sala das páginas 42 a 44.
Para casa: Terminar a atividade das páginas 43 e 44.
LEITURA – Recorte, monte e crie uma linda história da Dida.
INGLÊS – What time is it? (Que horas são). Explicação e atividades no módulo.
PORTUGUÊS – Correção das atividades das páginas 21 à 27 no módulo.
Para casa: Revisão de acentuação das proparoxítonas nas páginas 31 à 33 do módulo.

Sexta-feira 06/08/2010
MATEMÁTICA – Adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes. Atividade em sala das páginas 44 e 45
Para casa: Atividade das páginas 46 e 47.
FILOSOFIA – Texto trabalho: Dedicação
ARTES – Recorte, colagem e dobradura: camisa para o papai.
PORTUGUÊS – Correção no quadro das atividades das páginas 24 à 27 do módulo.

Segunda-feira 09/08/2010
HISTÓRIA – Correção das atividades de casa 9páginas 22 á 24) e texto no caderno sobre período militar.
MATEMÁTICA – Correção coletiva da atividade de casa (páginas 45 e 46). Assunto: Frações com denominadores diferentes.
CIÊNCIAS – Atividade no módulo das páginas 37 à 40 no caderno.

Terça-feira 10/08/2010
PORTUGUÊS – Semana dos pais: Apresentação com pais de alunos na quadra.
Para casa: Fixação de s e z em folhas xerocadas.
NATAÇÃO – Brincadeiras na quadra, com pega-corrente, pega-ajuda e bandeirinha e natação para alguns alunos.
ARTES – Pintura dia do estudante
MATEMÁTICA – Assunto: Frações com denominadores diferentes e correção da atividade página 47
Para casa – Atividade no módulo páginas 48 e 51

Quarta-feira 11/08/2010
PORTUGUÊS - Correção da atividade de casa dada em folha. Produção de texto oral e escrita sobre: lixo e reciclagem das páginas 28 à 30 do módulo.
Para casa - Confecção de cartaz sobre a atividade escrita em sala para o dia 17 de Agosto

Quinta-feira 12/08/2010
MATEMÁTICA - Assunto: Divisão de fração; Atividade em sala das páginas 51 e 52.
Para casa - Terminar atividade da página 52 e fazer as páginas 53 à 55
PS: Correção da atividade de casa das páginas 48 à 51 (multiplicação e fração)
LEITURA - Leitura e interpretação do texto "As três peneiras".
PORTUGUÊS - Montagem de painel para o dia dos pais "Nossos pais e suas profissões".

Sexta-feira 13/08/2010
Comemoração "Dia do Estudante" - recreações, teatro, filme.

Segunda-feira 16/08/2010
HISTÓRIA - Período Militar: Continuação do texto.
CIÊNCIAS - Texto escrito no quadro: Higiene e saúde - higiene física, mental e social. realização de atividades.

Terça-feira 17/08/2010
PORTUGUÊS - Correção da atividade para casa com apresentação e exposição de cartaz sobre reciclagem. estudando advérbio das páginas 33 a 36 do módulo.
Para casa - leitura e interpretação textual das páginas 37 a 41 do módulo.
NATAÇÃO - Recreações na sala (vítima e detetive) e na quadra (futsal e bandeirinha)
ARTES - Projeto folclore. Dobradura Saci pererê
MATEMÁTICA - Correção da atividade de casa (página 52 a 55) - fração

Quarta-feira 18/08/2010
GEOGRAFIA - Região Nordeste - texto no caderno, população, relevo, hidrografia, clima.
CIÊNCIAS - Atividades no caderno e sistema urinário.
PORTUGUÊS - Estudando advérbios e locuções adverbiais (páginas 34 e 35 do módulo e aula explicativa. Correção da interpretação textual das páginas 37 a 41 do módulo no quadro.

Quinta-feira 19/08/2010
LEITURA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL - páginas 47, 48, 49 e 50 do módulo.

Sexta-feira 20/08/2010
PORTUGUÊS - Estudando gramática: Acento dos hiatos, abreviaturas e numeral nas páginas 52, 53, 54, 55 e 56 do módulo.

Segunda-feira 23/08/2010
HISTÓRIA - Texto: Independência do Brasil - Hino
CIÊNCIAS - Continuação Sistema Urinário escrito no quadro o texto.
Para casa - Estudar para o concurso de trava-língua que acontecerá nesta sexta-feira (27/08)

Quarta-feira 25/08/2010
GEOGRAFIA – Região Nordeste: Continuação, sobre vegetação e atividade econômica. Texto na caderno.
CIÊNCIAS – Atividades relacionadas ao Sistema Urinário.
PORTUGUÊS – Apresentação dos cartazes sobre lendas. Revisão de acentuação dos hiatos e abreviaturas das unidades de medidas (m, l, g e h) das páginas 52 a 56 do módulo.

Quinta-feira 26/08/2010
MATEMÁTICA – Revisão sobre fração. Cópia de atividade no caderno.
LEITURA – CD com história folclórica e revistas.
INGLÊS – Leitura e tradução das páginas 16 e 17 / Pay attention (página 18) e atividades do módulo (páginas 19, 23 e 25).
Para casa – Os alunos deverão trazer para próxima aula (02/08) figuras de revistas, de costumes e coisas que fazemos quando bebês, crianças, adolescentes e adultos. Ex: bebê chorando, criança brincando, adulto dirigindo, etc.
PORTUGUÊS – Confecção de caderninho de lendas do folclore para fazermos um cordel.
OBS: Terminar em casa.

Sexta-feira 27/08/2010
PORTUGUÊS – Culminância do Projeto Folclore com apresentações de danças, cantigas de roda, lendas, trava-língua, parlendas e exposição dos trabalhos desenvolvidos durante a semana do projeto.

Sábado 28/08/2010
PORTUGUÊS – Projeto: Feira de Conhecimento – Elaboração das questões para a entrevista a ser realizada no dia da visita à Passarela do Álcool.
Debatendo hipóteses, preparando a entrevista.

Segunda-feira 30/08/2010
HISTÓRIA – Atividade no caderno – Período militar
CIÊNCIAS – Texto: As doenças causadas por microorganismo (cólera e heptospirose)

Terça-feira 31/08/2010
PORTUGUÊS – Trabalhando substantivo: simples, composto, primitivo, derivado, gênero comum, comum-de-dois, epiceno e sobrecomum.
Para casa – Terminar a atividade xerocada.
NATAÇÃO – Prática do nado costas, correção da flutuação e da pernada.
MATEMÁTICA – Assunto: Transformar frações decimais em números decimais.
Transformar números decimais em frações décimos.
Cópia de atividade no caderno.

6º ANO - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010
PORTUGUÊS - Apresentação do tema da Feira de Conhecimento; Interpretação de texto.
Para casa - Atividade no módulo (páginas 46 e 47)
CIÊNCIAS - Pesquisar sobre literatura de cordel

Terça-feira 03/08/2010
INGLÊS - Atividades e correção das atividades do módulo (páginas 12; 13; 14 e 15)
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Apresentação de um texto narrativo, Clarice Lispector - interpretação e produção textuial de um texto narrativo.
MATEMÁTICA - Desafio de matemática, multiplos e divisores e atividade em classe (página 06)
Para casa - Página 6 (nº 8 e 9) e 7 (nº 7)


Quarta-feira 04/08/2010
CIÊNCIAS - Correção e Finalização do módulo 2
EDUCAÇÃO FÍSICA - Relato das atividades físicas desenvolvidas nas férias e início da bese sobre handebol.
PORTUGUÊS - Apresentação do tema do conhecimento aos alunos.

Quinta-feira 05/08/2010
INGLÊS - Recuperação paralela e tradução no caderno do diálogo "where is the rock concert?" (módulo - páginas 16 e 17)
MATEMÁTICA - Revisão e correção da atividade de casa e realização de tarefas da páginas 7 (nº 11; 12 e 13) e o nº 14; 15 e 16)
GEOGRAFIA - Realização das atividades do módulo 2
PS: Recuperação paralela de Geografia 06/08/2010

Sexta-feira 06/08/2010
PORTUGUÊS - Durante a aula foi trabalhado algumas questões sobre o tema e ouvidas sugestões dos alunos em relação ao projeto. Os alunos escolheram livros para ler no final de semana.

Segunda-feira 09/08/2010
ARTES - Arte nas culturas da pré-história
CIÊNCIAS - Tema da aula: Planeta terra, o solo e o esquema do solo.
PORTUGUÊS - Correçãodas atividades (páginas 44; 45; 46 e 47.
Para casa: Leitura do texto da página 48 e responder as atividades das páginas 48 e 49 (até questão 5)
FILOSOFIA - Realizaçãod e uma atividade avaliativa sobre o tema: Texto - "A Zeropéia"; Tema - Ter ideias

Terça-feira 10/08/2010
INGLÊS - Os alunos concluiram a tradução, foi dado um visto no caderno (página 15 do módulo)
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Apresentaçãod e uma música "Pela luz dos olhos teus" e em seguida produzir um texto poético.
Para casa: Pesquisar um texto poético e trazer para apresentar na sala (valor 2,0 pontos)

Quarta-feira 11/08/2010
PORTUGUÊS - Fizemos a correção do dever de casa nas páginas 48 e 49.
Para casa - Leitura e atividade das pa´ginas 31; 32 (até a questão 6) e 33
EDUCAÇÃO FÍSICA - Primeira parte sobre o assunto "Técnicas de futsal" e no segundo momento prática dos fundamentos do passe de handebol.

Quinta-feira 12/08/2010
HISTÓRIA - Responder questionário no módulo e lista de exercícios (texto complementar)
INGLÊS - Leitura e tradução da página 27 do módulo.
MATEMÁTICA - Correção das atividades de casa (ficaram faltando algumas questões) explicação sobre os divisores de um número natural; Atividade em classe (páginas 11(nº 28) e 12 (nº 29 e 32)
Para casa - Atividade da página 10 (nº 25, 26 e 27)
GEOGRAFIA - Tema da aula: Eras geológicas.
Para casa: Pesquisa da página 18 para amanahã (13/08)

Sexta-feira 13/08/2010
PORTUGUÊS - Foi feita correção das atividades do dever de casa e comentário sobre o texto.
Para casa - Atividade no módulo (páginas 34; 35; 36 e 37). fazer uma produção de texto com os elementos de ficção conforme modelo das páginas 31; 33 e 35.

Segunda-feira 16/08/2010
PORTUGUÊS - Visto nos módul,os das atividades de casa e recolhimento as produções de texto.
para casa - Exercícios no módulo (páginas 36 e 37)
ARTES - Continuação do assunto "Arte na cultura Pré-história e atividade no caderno referente ao assunto.
CIÊNCIAS - Texto: Terremotos, vulcões, resumir o texto recebido. Discussão do tema com a sala.
FILOSOFIA - Razões do querer "Lenda do quero-quero" e Atividade avaliativa - entrega da recuperação paralela.

Terça-feira 17/08/2010
MATEMÁTICA - Verificação da atividade de casa e revisão da recuperação paralela do 2º bimestre.
INGLÊS - Correção oral da tradução do texto (página 27) e atividade da página 28.
Para casa - Atividade da página 21: leitura, tradução e "listening"
Let's sing! página 28 - Song: let's count Again e atividade complementar as palavras da música.
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Atividade xerocada, a mesma foi entregue pelos alunos.

Quarta-feira 18/08/2010
CIÊNCIAS - Filme: Viagem ao Centro da Terra.
PORTUGUÊS - Foi vistado os módulos com dever de casa.
Para casa - Cada alunos deverá trazer um anúncio ou propaganda na qual tenha verbo ou reportagem, sendo que a mesma será trabalhado em sala. Deverá ser pesquisado em: revistas, jornais, livros...
EDUCAÇÃO FÍSICA - Continuação do assunto: Técnica de handebol e prática, trabalhando passes e recepção.
Para casa - Pesquisa sobre "História e regras básicas do handebol. A pesquisa deverá ser manuscrita (capa, contra-capa podem ser impressos).
Data de entrega do trabalho - dia 25/08/2010

Quinta-feira 19/08/2010
HISTÓRIA - Atividade do módulo das páginas 53, 54 e 55 para próxima aula.
INGLÊS - Explicação e exemplos no caderno sobre as preposições de lugar e o uso de RIGHT / LEFT / HERE / THERE.
GEOGRAFIA - Aula expositiva sobre o relevo da terra: Planície, planalto e montanhas.
Para casa - Atividade para o dia 20/08 páginas 36 e 37, fazer a questão 1 do 2º capítulo do módulo.

Sexta-feira 20/08/2010
GEOGRAFIA - Correção da atividade do capítulo 02.
Para próxima aula 26/08 - Pesquisar exemplos de planície, planalto, montanhas e depresões na Bahia.
PORTUGUÊS - Exercícos no módulo das páginas 28, 29 e 30. O trabalho das frases no cartaz será entregue na quarta-feira (25/08;

Segunda-feira 23/08/2010
ARTES - Correção da atividade realizada na aula dia 16/08 e introdução do tema: Arqueologia.
CIÊNCIAS - Término do relatório do filme: Viagem ao Cnetro da Terra e resolução e verificação da atividade para casa.
FILOSOFIA - "O poder das plavras" Texto que trata sobre a importância das plavras.
Para casa - Trazer xérox de fotos em várias fases da vida, cópia da certidão de nascimento e uma cartolina (azul e verde para meninos e rosa e branco para as meninas)

Terça-feira 24/08/2010
MATEMÁTICA – Perguntas e respostas: oral e correção da atividade de casa e resolução de atividade no caderno.
INGLÊS – Trabalho do grupo de até 3 alunos para entregar dia 31/08 (terça-feira). Fazer um cartaz com figuras e frases utilizando as “preposições de lugar” e as palavras “left/ right/here/there” (exemplos no caderno e no módulo páginas 19 e 20)
Explicação sobre as horas e o uso de AM/PM – módulo página 20 e exercícios das páginas 22 e 23.
TÉCNICA DE REDAÇÃO – Fazer uma proposta de redação “Imagine a seguinte situação: hoje é o seu aniversário de dezoito anos. Você recebeu pelo correio um envelope com uma folha em branco e um cd com uma foto sua”. A partir dessa reflexão, redija uma narrativa.

Quarta-feira 25/08/2010
CIÊNCIAS – Recuperação paralela e elaboração da literatura de Cordel.
PORTUGUÊS – As equipes apresentaram o trabalho dos verbos nos cartazes.
Para casa: Cada aluno deverá trazer uma história de Cordel produzida pelo aluno, ou alguns desenhos relacionados a história.

Quinta-feira 26/08/2010
INGLÊS – Written Practice – Exercícios de fixação: módulo, páginas 24, 25, 26 e 27
MATEMÁTICA – Correção das atividades no caderno; Decomposição, fatoração e divisão sucessivo e atividade do módulo páginas 16 (nº 47), 17 (nº 48) e 18 (nº 49)
GEOGRAFIA – Correção de pesquisa do relevo da Bahia e Atividade do módulo2, capítulo 02.

Sexta-feira 27/08/2010
GEOGRAFIA - Correção da atividade do módulo 2 (página 38). Complementar a atividade nº3 para próxima aula.
ESPANHOL - Continuacion de cuerpo humano (página 82 y 83)
PORTUGUÊS - Correção de casa no módulo com participação dos alunos.
Para casa - Atividade no módulo (páginas 52 e 53 até a questão 8)

Sábado 28/08/2010
INGLÊS - Path game - jogo em dupla: brincadeira sobre os lugares da cidade e direção (página22 do módulo)
MATEMÁTICA - Atividade realizada em sala.

Segunda-feira 30/08/2010
PORTUGUÊS - Correção das atividades no quadro com a participação dos alunos.
Para casa - Exercícios no caderno em que os alunos irão escrever algumas palavras e separar o seu fonema por letras conforme a explicação da professora e as orientações do módulo (página 51) para próxima aula
ARTES - Realizado uma leitura, discussão e debate sobre a reportagem "Destruidores da história. A turma foi dividida em grupos que realizaram a leitura na 1ª aula.
CIÊNCIAS - Leitura e explicação: tipos de rochas, formação, exemplos dos mesmos.
Para casa - Grifar e terminar a leitura.

Terça-feira 31/08/2010
INGLÊS - Entrega e apresentação do trabalho solicitado dia 24/08 (Preposição de lugar). Correção no quadro das páginas 24, 25, 26 e 27.
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Texto descritivo.
Para casa - Atividade xerocada, gênero descritivo Moana.

7º ANO - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

EDUCAÇÃO FÍSICA - Retorno as aulas: Recreação com voleibol para diversão.
CIÊNCIAS - Verificação das atividades das férias.
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Texto: Medo da eternidade.
Para casa - Interpretação do texto trabalhado em sala de aula
PORTUGUÊS - Leitura do módulo da página 32 e atividades das páginas 33; 34 e 35.
Para casa: Terminar as atividades que foram iniciadas em sala de aula conforme as páginas descritas acima.
ARTES - Finalização da atividade
Para casa: Pesquisar para próxima aulça sobre a Arte Impressionista

Terça-feira 03/08/2010
INGLÊS - Leitura e diálogo das páginas 19 e 20. Word Word - food and meals (páginas 23 e 24. Atividades da página 21
AGenda: Recuperação dia 05/08 - Conteúdo do 2º Bimestre
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Interpretação de texto e produção textual.
HISTÓRIA - Entregar o questionário no caderno na próxima aula. e para o dia 10/08 entregar um painel sobre os temas relativos a Reforma Protestante.
MATEMÁTICA - Tema da aula: Equação de 1º grau com uma incognita. Atividades em classe, das páginas 4 (questão 1 e 2), 5 (questão 03).
Para casa: Atividade das páginas 06 (questão 4 e 5) e 7 (questão 06)


Quarta-feira 04/08/2010
ARTES - Abordagem da arte impressionismo. Apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos sobre o tema.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Relato escrito das atividades físicas ocorridas durante as férias.
PORTUGUÊS - Revisão de algumas classes de palavras e correção do exercíciio no módulo.

Quinta-feira 05/08/2010
MATEMÁTICA - Revisão sobre as equações e correção das atividades de casa (páginas 08 (questão 07) 9 (questão 8 e 9) e 10 (questão 10)
INGLÊS - Recúperação paralela e tradução no caderno das páginas 19 e 20.
GEOGRAFIA - Realização da recuperação paralela e atividades para os alunbos que não ficaram de recuperação.
Para casa: Pesquisa sobnre os meios de transporte brasileiro.

Sexta-feira 06/08/2010
CIÊNCIAS - Leitura e discussão sobre mamíferos.
Para casa - Exercícios das páginas 46 e 47 para segunda-feira 09/08
PORTUGUÊS - Fazer atividade das páginas 39 e 40 até a questão B
FILOSOFIA - Apresentação da professora e do conteúdo da disciplina.

Segunda-feira 09/08/2010
CIÊNCIAS - Finalização do tema abordado na aula anterior: Discussão sobre mamíferos.
TECNICA DE REDAÇÃO - Produção textual - texto poético
Para casa: Produção textual.
PORTUGUÊS - Correção das atividades
Para casa - O aluno deverá trazer algumas imagens, para iniciar assunto de outras linguagens.

Terça-feira 10/08/2010
INGLÊS - Simple present tense (verb + to + verb)
Subject Pronouns x Objeto pronouns (página 22)
Atividades no módulo (páginas 25 e 26
TÉCNICA DE REDAÇÃO - produzir um texto poético (continuação da aula anterior)
Para casa: Pesquisar texto poético e principais características a apresentar em sala de aula.

Quarta-feira 11/08/2010
ARTES - Atividade sobre arte impressionista.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Prática dos fundamentos do Handebol que foi aplicado o assunto na sala de aula.
PORTUGUÊS - Foi comentado sobre os antigos povos das cavernas e a sua linguagem. Foi trabalhado imagens com alunos.

Quinta-feira 12/08/2010
MATEMÁTICA - Correção da questão que ficou sem corrigir na aula anterior e continuação da atividade página 11 (nº 14 e 15) e 12 (nº 18)
INGLÊS - Leitura e tradução do texto da página 38 do módulo.

Sexta-feira 13/08/2010
GEOGRAFIA - Meio de transporte e Meio de Comunicação.
DIVERSIDADE CULTURAL - Pesquisa sobre temas discutidos em sala de aula.
FILOSOFIA - O que é filosofia ? e Atividade avaliativa.
PORTUGUÊS - Correção das atividades de casa no módulo.
Para casa - Fazer o desafio da página 45

Segunda-feira 16/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Discussão sobre a Feira de Conhecimentos, os alunos deverão trazer pesquisa para próxima segunda-feira.
Foi passado um trabalho sobre "Histótia e regras básicas do handebol", que entregarão e apresentarão dia 30/08.
CIÊNCIAS - Explicação e discussão e resolução das atividades.
TÉCNICA DE REDAÇÃO - gênero textual "Conto" interpretação de charges.
PORTUGUÊS - Foi vistado os módulos com o dever de casa e feita correção.
Para casa - leitura das páginas 45 e 46 e responder os exercícios das páginas 46 e 47.

Terça-feira 17/08/2010
INGLÊS - Exercícios de fixação (páginas 26, 27, 28 e 35)
TECNICA DE REDAÇÃO - Os alunos realizaram uma atividade em grupo,a qual foi entregue.
PORTUGUÊS - Visto nos módulos com atividade de casa para fazer em casa no módulo (página - 48 questão 3 até letra b).
MATEMÁTICA - Verificação da atividade de casa ; Revisão da recuperação paralela.

Quarta-feira 18/08/2010
ARTES - Atividade individual em folha de papel - pintura e desenho livre com as cores que significam alegria e tristeza.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Aula prática, com regras básicas do jogo de handebol.
PORTUGUÊS - Correção da atividade no módulo.
Para casa - cada aluno deverá pesquisar alguns anúncios, propagandas ou pequenas reportagens com os verbos nos modos: indicativo - substantivo e imperativo. Trazer na próxima aula.

Quinta-feira 19/08/2010
HISTÓRIA - Para próxima aula, fazer os exercícios do capítulo 01 do módulo 02 (páginas 9, 10 e 11)
GEOGRAFIA - Meio de transporte e comunicação - apresentação da pesquisa do tema para o dia 20/08

Sexta-feira 20/08/2010
GEOGRAFIA - Foi feito uma apresentação com os temas: Meio de transporte e comunicação.
CIÊNCIAS - Leitura do texto e resolução das tividades.
PORTUGUÊS - Visto das atividades de casa sobre modos verbais e atividade no módulo (página 55)
FILOSOFIA - Definido teoria, atividade avaliativa. Organização do debate desigualdade social

Segunda-feira 23/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Discutimos as lendas para a Feira de Conhecimento, foi solicitado para os alunos fazerem um desenho para a camiseta, para entregar até 13/09/2010
CIÊNCIAS - Filme: O elo perdido.
FILOSOFIA - Gênero textual: narrativa
Atividade para casa - Redija uma narrativa de uma proposta: nesse dia, você está completando dezoito anos e recebe uma carta em uma folha em branco com o seu nome, e junto, um disco e um retrato.
PORTUGUÊS - Correção da atividade no módulo (página 55)

Terça-feira 24/08/2010
ARTES – Debate sobre arte impressionista e fotografia.
INGLÊS – Written practice (módulo). Exercícios de fixação (páginas 32 e 33)
TÉCNICA DE REDAÇÃO – Conclusão da atividade do gênero narrativo.
Para casa – Um fragmento do texto em 3ª pessoa, passar para 1ª pessoa.
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa; Resolução de equação e atividade em classe: páginas 17 (nº 26 e27) e 19 (nº 29)

Quarta-feira 25/08/2010

ARTES – Pintura de painéis, mural com o tema folclore.
PORTUGUÊS – Foi trabalhado na sala o texto sobre o meio ambientem comperguntas que os alunos elaboraram, fixando mais ainda o assunto. Essas perguntas serão questionadas com os alunos na próxima aula, em forma de debate.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Aula prática “Jogo Handebol”.

Quinta-feira 26/08/2010
MATEMÁTICA – Correção da atividade de casa; Equações com parênteses.
Para casa - Atividade do módulo das páginas 19 (nº 30 e 31) e 20 (nº 33)
INGLÊS – Correção e revisão das atividades do Writte practice (módulo)
GEOGRAFIA – Atividade sobre Meio de Transporte, comércio e comunicação. Capítulo 1 – módulo 3.

Sexta-feira 27/08/2010
HISTÓRIA - Avaliação de história: Dia 09/09/2010
Assunto da avaliação - Reforma e Grandes Navegações.
GEOGRAFIA - Correção de atividade das páginas 15, 16 e 17: Transporte, comunicação e comércio.
ESPANHOL - Los numerales ordinales.
Para casa - Actividad (página 63)
FILOSOFIA - Debate: Defesa e acusação da desigualdade social - Qual é a sua razão?
CIÊNCIAS - Início do assunto do 3º capítulo do módulo.
Para casa - Os alunos deverão trazer as atividade do capítulo 3 para próxima aula.

8º ANO - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

TÉCNICA DE REDAÇÃO - Leitura do texto: "Mulher tem medo de apanhar?" e Discussão do texto.
Para casa: Questões referente ao texto e produção de uma lei contra a violência da mulher.
EDUCACÃO FÍSICA - Recreação de volta as aulas: Voleibom e baleado.
ARTES - Finalização da atividade.
Para casa - Pesquisa sobre o movimento Surrealista (Para próxima aula)

Terça-feira 03/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Relato das atividades físicas nas férias, entregues pelos alunos presentes na sala de aula.
INGLÊS - Revisão dos WH - questions. Correção das atividades do módulo (páginas 15, 16 e 18)
HISTÓRIO - Agenda: Responder ao questionário no caderno para entregar na próxima aula.
PORTUGUÊS - Para casa: Atividades do módulo, páginas 35 e 36.
SOCIOLOGIA - Discussão inicial acerca do conceito de sociologia e formas de avaliação bimestral.

Quarta-feira 04/08/2010
PORTUGUÊS - Correção do módulo com visto das atividades.
Para casa: Trazer no caderno gravuras das fotos de produtos mais consumidos pelas pessoas, conforme a orientação do professor.

Quinta-feira 05/08/2010
INGLÊS - Recuperação paralela e tradução no caderno do diálogo: "Which ocean is larger?" (páginas 19 e 20 do módulo)

Sexta-feira 06/08/2010
PORTUGUÊS - Vistoria no caderno com a atividade a atividade de casa.
Para casa - Realizar uma atividade no caderno para próima aula, o qual os alunos deverão montar um esquema de como funcionará uma empresa, tendo como modelo o esquema da página 40 do módulo.

Segunda-feira 09/08/2010
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Texto poético: produção textual e características da música "Pela luz dos olhos teus" (Tom Jobim e Miúcha)
EDUCAÇÃO FÍSICA - Início da pratica do Handebol, passes direto, picado e parábola mais passadas.
ARTES - Tema da aula: Surrealismo

Terça-feira 10/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Assunto: Técnicas do handebol.
INGLÊS - Os alunos traduziram o texto das páginas 19 e 20 em voz alta e visto das atividades do caderno. Adjetivos (páginas 23 e 24) e discussão sobre a Feira de Conhecimento.
HISTÓRIA - Atividade para próxima aula: página 9 à 11
SOCIOLOGIA - Texto: Democracia 1 - interpretação e discussão do texto. Trabalho introdutório para o desenvolvimento acerca do Processo eleitoral Brasileiro.
Para casa - Elaborar e realziar uma pesquisa sobre a importãncia da democracia junto aos familares.
* O que é democracia?
* A partir de quando podemos falar em país democrático?
* Qual a lembrança e/ou envolvimentos dos seus pais no processo de democratização do país?

Quarta-feira 11/08/2010

PORTUGUÊS - Durante a aula fizemos um comentário sobre o gráfico referente ao assunto e uma dinâmica sobre o dia do estudante.
CIÊNCIAS - Texto no quadro: Sobre a pele.

Quinta-feira 12/08/2010
HISTÓRIA - Responder questionário do caderno.
ARTES - Correção das atividades realziadas e desenho (método surrealista)
INGLÊS - Leitura e tradução da página 33

Sexta-feira 13/08/2010
Correção das atividades do módulo.
Para casa: Trazer algumas imagens dos produtos que você mais consome e exercícios do módulo (páginas 52 e 53). Observar as informações da página 42.
GEOGRAFIA - México: Política, economia.

Segunda-feira 16/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Prática do jogo do handebol.
CIÊNCIAS - Texto e atividade sobre a pele. Correção das atividades.
ARTES - Pintura surrealista e atividade prática.

Terça-feira 17/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Foi trabalhado a segunda parte do assunto de Técnicas de handebol.
Para casa - Trabalho sobre "História e regras básicas do handebol", para entregar da parte manuscrita e apresentação dia 24 (31/08/2010)
INGLÊS - Trabalho para ser entregue até dia 31/08 (grupo de até 4 pessoas): Fazer um cartaz com charges em inglês (a tradução dos quadrinhos na parte inferior do cartaz).
Explicação dos graus de comparação - regras de igualdade.
PORTUGUÊS - Os alunos realizaram um trabalho de coleagem, referente aos produtos ou objetos consumidos pelos alunos nos quais foram identificados com os orgãos do sentido.

Quarta-feira 18/08/2010
PORTUGUÊS - Visto nos módulos do dever de casa.
Para casa - Atividades no módulo de português (páginas 55, 56 e 57)
CIÊNCIAS - Filme: Corpo humano - cérebro. Fazer relatório sobre o filme.

Quinta-feira 19/08/2010
HISTÓRIA - Para próxima aula - atividade do módulo 2 (páginas 20, 21 , 22 e 23)
ARTES - Atividade prática pintura com tinta - Método surrealista.
INGL~ES - Grau comparativo de superioridade: explicação oral e anotações no caderno.

Sexta-feira 20/08/2010
PORTUGUÊS - Visto e correção da atividade de casa.
Para casa - Pesquisar sobre mpalavras que deverão ser codificadas, ou seja, algumas palavras deverão ser substituidas por imagens ou figuras.
GEOGRAFIA - Conclusão da atividade do México para o dia 27/08 - Estudar a América Central para apresentação oral e individual.
Trabalho par ser entregue dia 17/08 - Tema: Os jornais de Porto Seguro ( Solo, Topa Tudo, Sol), fazer uma resenha sobre a parte política, física e econômica. O mesmo deverá ser manuscrito e seguido as normas da ABNT.

Segunda-feira 23/08/2010
TÉCNICA DE RADAÇÃO - Apresentação dos trabalhos de propaganda, iniciativa do Gênero narrativo.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Aula prática; jogo e técnicas do handebol.
CIÊNCIAS - Término da resolução das questões sobre a pele.
ARTES - Avaliação coletiva das pinturas da aula anterior.
Estudar para a Avaliação sobre arte impressionista, dia 30/08 - Assunto: Apostila e atividade.

Terça-feira 24/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA – Apresentação do trabalho sobre história e Regras básicas do handebol, 1ª parte.
INGLÊS – Grau comparativo de inferioridade (explicação e anotações no caderno). Revisão – grau de superioridade.
PORTUGUÊS – Foram apresentados os grupos com o Poema codificado.
Para casa – Atividade no módulo (páginas 58 e 59)

Quarta-feira 25/08/2010
PORTUGUÊS – continuação das apresentações do tema abordado na terça-feira (ontem)


Quinta-feira 26/08/2010
ARTES – Atividade realizada em grupo, desenho surrealista “ Um grupo estranho”
Avaliação de artes dia 02/09/2010
INGLÊS – Exercícios de fixação das páginas 26, 27, 28, 29 e 31 (ficou alguns exercícios para concluir em casa)

Sexta-feira 27/08/2010
PORTUGU~ES – fazer para próxima aula, leitura complementar do módulo (páginas 61 e 62) – Revisão da II Unidade e responder as questões da página 62 e 63 para próxima aula.
ESPANHOL – Actividad emvolucranclose las numerales ordinales y cardinales, además del vocabulário correspondientes al vestuário.
GEOGRAFIA – Apresentação de trabalho: América Central para próxima aula, com a continuação das apresentações.

Sábado 28/08/2010 – Estudar para avaliação de história que será no dia 09/09/2010.
Assuntos: Independência da América Inglesa e Revolução Francesa.

Segunda-feira 30/08/2010
TÉCNICA DE REDAÇÃO – Gênero narrativo, exposição pelo retro projetor.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Prática do jogo Handebol.
ARTES – Atividade realizada em sala sobre o surrealismo.
Atenção: Estudar para a avaliação sobre surrealismo e dadaísmo.

Terça-feira 31/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Continuação das apresentações do “Trabalho da história e Regras do Handebol”.
INGLÊS – Correção dos exercícios do módulo no quadro páginas 26, 27, 28, 29 e 31 e entrega do trabalho.
PORTUGUÊS – Correção da atividade no módulo.
SOCIOLOGIA – Atividade avaliativa

9º ANO - Atividades

Segunda-feira 02/08/2010

EDUCAÇÃO FÍSICA - Volta as aulas: Recreação com Voleibol
PORTUGUÊS - Leitura no módulo: Páginas 3; 4 ; 5; 6; 7; 8; 9 e 11
Atividades do módulo: páginas 7; 8; 9 e 11
Para casa: Atividade no módulo das páginas 13; 14 e 15
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Proposta: Leitura, discussão, interpretação, produção textual. Produção de texto - Tema: "Mulher gosta de apanhar?"

Terça-feira 03/08/2010

PORTUGUÊS – Correção dos módulos das atividades feitas em sala e de casa.
HISTÓRIA – Responder o questionário no caderno para próxima aula.
INGLÊS – Correção das atividades do módulo (páginas 14; 15; 16 e 17) e interpretação de texto (páginas 17 e 18)
MATAMÁTICA – Revendo fatoração de expressões algébricas e realização das atividades das páginas 33 (nº 59) e 34 (nº 60 – ficou para próxima aula)

Quarta-feira 04/08/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividades de casa.
Para casa: Atividades no módulo, páginas 22; 23 e 24
ARTES – Tema da aula: A arte e o mundo dos negócios.
Para casa: Responder as questões do caderno para o dia 05/08
EDUCAÇÃO FÍSICA – Relato das atividades físicas oral.

Quinta-feira 05/08/2010
INGLÊS – RECUPERAÇÃO PARALELA: Trabalho de inglês, a turma foi dividida em 4 equipes, cada equipe dará uma aula de 20 min de acordo com o tema sorteado.
Equipe 1 e 2 – Apresentação 10/08
Equipe 3 e 4 – Apresentação 12/08
Os alunos começaram a organizar o trabalho em sala de aula
Grupo 1: Diálogo – Live forever e Word Word
Grupo 2: Pronomes relativos
Grupo 3: Artigos definidos e indefinidos
Grupo 4: Written practice (páginas 28 à 32)
MATEMÁTICA – Continuação de fatoração, devido as dúvidas apresentadas pelos alunos, atividade da página 34 (nº 60) e Apresentação em slide “Feira de Conhecimento”

Segunda-feira 09/08/2010
PORTUGUÊS – Correção das atividades de casa no módulo (páginas 22; 23 e 24) e realização dos exercícios da página 25.
Para casa: Atividade das páginas 26 e 27 (a partir da letra D até a questão 8)

Terça-feira 10/08/2010
PORTUGUÊS – Os alunos preparam um café da manhã para comemorar o aniversário da professora.
Para casa: Pesquisar para próxima aula sobre apalavra “Beijo” em outros países (idioma) baseada na página 32 do módulo
INGLÊS – Apresentação do grupo 1 (módulo – páginas 19; 20; 21; 24; 25 e 26)
OS: Não houve tempo para apresentação do grupo 2.
Apresentação dos grupos 2 e 3 no dia 12/08
MATEMÁTICA - Correção da atividade de casa e realização de atividade no caderno.

Quarta-feira 11/08/2010
PORTUGUÊS - Fois vistado os módulos com a atividade de casa e o caderno com exercício.
Para casa - leitura das páginas 34; 35; 36 e 37 e atividade das páginas 38 e 39
ARTES - Foi solicitado aos alunos que escolha um produto e com base no produto, responda as perguntas que estão no caderno.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Passei a primeira parte do assunto de "técnicas de Handebol"
SOLICOLOGIA - Início dos trabalhos sobre democracia, texto "Democracia 1". Leitura em classe e discussão.

Quinta-feira 12/08/2010

INGLÊS - Leitura e atividade do módulo das páginas 33 e 34
ARTES - Continuação da atividade de análise do tótulo, realizado na aula anterior e Confecção de cartaz de propaganda do produto escolhido.
para casa - Pesquisar sobre produtos, os tórpicos foram escritos no quadro e copiado pelos alunos para realização em casa para aula.
MATEMÁTICA - Revisão e fatoração (2º grau)
Para casa: Atividade no caderno.

Sexta-feira 13/08/2010
CIÊNCIAS - Verificação e correção da atividade de casa (páginas 259 à 31). entregue pára os alunos que irão párticipar do Intergeo prova para estudar.

Segunda-feira 16/08/2010
CIÊNCIAS - Substâncias, discussão do tema e 1 questão para entendimento.
EDUCAÇÃO FÍSICA - Prática do handebol
PORTUGUÊS - Visto no dever de casa feito no módulo.
Para casa - Atividade das páginas 39 e 40
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Texto de propaganda, trabalho valendo 2 pontos: Criar um produto e fazer a propaganda do mesmo e apresentar.

Terça-feira 17/08/2010
PORTUGUÊS - Os alunos fizeram a leitura de várias revistas para ajudar no trabalho passado pela professora.
Para casa - Atividade no módulo das páginas 43, 44, 45, 46 e 47)
MATEMÁTICA - Verificação da atividade de casa; Revisão da recuperação paralela.
INGLÊS - Apresentação do grupo 2: Pronomes relativos.

Quarta-feira 18/08/2010
CIÊNCIAS - Questão de química - Mistura, resolução e correção.
PORTUGUÊS - Visto no módulo do dever de casa.
Para casa - Trazer para próxima aula uma pesquisa do seu tema - cada equipe, podendo ser consultada em: jornais, revistas, livros e etc., e dez perguntas sobre o seu assunto, para ser entregue à professora. Exercício do módulo e leitua das páginas 48e 48 e atividade das páginas 49 e 50.
OBS: O trabalho deverá ser manuscrito, devendo ser feito a nível do Brasil.
ARTES - Exposição dos alunos da atividade de pesquisa do produto realizado em casa.
Para casa - Pesquisa em revistas e jornais, anúncios publicitário, escolha o melhor, isto é, o mais bonito, o mais engraçado ou o mais convincente e traga na próxima aula. Cole este anúncio em uma folha e justifique sua escolha.
EDUCAÇÃO FÍSICA - continuação do assunto Técnicas do handebol.
Para casa - Fazer uma pesquisa "História e Regras básicas do Handebol". A mesma deverá ser individual e manuscrita, a capa e contra-capa poderá ser impressos.
Data de entrega e apresentação do trabalho - Dia 25/08/2010
SOCIOLOGIA - Debates sobre o texto: Democracia 1 e 2.

Quinta-feira 19/08/2010
INGLÊS - Apresentação do grupo 3: Artigos definidos e indefinidos.
ARTES - Exposição das atividades de pesquisa realizada em casa.
IMPORTANTE - Avaliação dia 25/08 - Será abordado o assunto da apostila de Artes, o mundo dos negócios e as atividades.
MATEMÁTICA - Correção da atividade no caderno: equações biquadradas.
Atividade para casa - Página 35 (nº 61)

Sexta-feira 20/08/2010
CIÊNCIAS - Término da atividade de substâncias e misturas - filme.
GEOGRAFIA - Atividade sobre a Europa Oriental com conclusão em casa.
Para casa - Realizar um trabalho para entregar dia 27/08 - Apresentação oral sobre o tema "Europa Oriental e entregar sobre o Jornal de Porto Seguro (Topa Tudo, Solo e Sol).

Segunda-feira 23/08/2010
EDUCAÇÃO FÍSICA - Os alunos realizaram uma redação sobre "Responsabilidade social"
TÉCNICA DE REDAÇÃO - Tema da aula - Gênero narrativo
Para casa - Pesquisar um gênero para apresentação.
O trabalho vale 2 pontos escrito e 2 pontos da apresentação.
PORTUGUÊS - Correção dos os módulos com o dever de casa e entregue as pesquisas com as perguntas.
Para casa - Observar a imagem da página 51 e responder a atividade oral a qual será escrita no caderno. Essa atividade deverá ser entregue amanhã.

Terça-feira 24/08/2010
PORTUGUÊS - foi vistado o dever de casa do módulo 9página 51). Foi explicado sobre a função e conceito do "Pronome Relativo" em que os alunos copiaram no caderno. Não teve dever de casa.
MATEMÁTICA - Revisão sobre equação biquadrada e correção da atividade de casa.
INGLÊS - Apresentação do grupo 4: Written Practice (Exercícios de fixação do módulo)

Terça-feira 24/08/2010
PORTUGUÊS – Foi vistado o dever de casa do módulo (página 51). Foi passado um apontamento no quadro e explicado, a função e conceito do “Pronome relativo” em que os alunos copiaram no caderno.
MATEMÁTICA – Revisão de equação biquadrado e correção da atividade de casa
INGLÊS – Apresentação do grupo 4: Written Practice (exercícios de fixação do módulo)

Quarta-feira 25/08/2010
CIÊNCIAS – Correção de substâncias e misturas.
PORTUGUÊS – Continuação do assunto: “Pronome relativo e dever no caderno do aluno.”
GEOMETRIA – Atividade de casa no caderno.
EDUCAÇÃO FÍSICA – Início das apresentações dos trabalhos sobrte história e regras básicas do handebol.

Quinta-feira 26/08/2010
INGLÊS – Conclusão das atividades do módulo (páginas 32, 33 e 34)
ARTES – Avaliação sobre publicidade.
MATEMÁTICA – Atividade no módulo ( Correção das equações biquadradas)

Sexta-feira 27/08/2010
GEOGRAFIA - Trabalho para apresentação no dia 03/09: os países do leste Europeu.
HISTÓRIA - Avaliação de história para o dia 09/09/2010
Assunto para estudar: Brasil (1945-1964)
ESPANHOL - Las colores que representam a las personas.
FÍSICA - Os alunos foram divididos em 4 grupos, os quais deverão fazer um trabalho avaliativo para ser apresentado na próxima sexta-feira.