quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lição de casa para quê?


Muitos pais têm me perguntado a respeito da lição de casa. Precisa fazer mesmo? Não é muita carga sobre essas crianças tão pequenas? Por que fazer? Não é melhor que as crianças brinquem, descansem ou se divirtam? Vamos às respostas.
A aprendizagem tem algumas fases bem definidas. A primeira delas é a aula em si, o momento da construção do conhecimento pela criança. Nessa fase, os conceitos são armazenados na memória de curto prazo. A criança esquece tudo em pouco tempo, em poucas horas.
Em seguida, quando a criança, ou quando relê o caderno, o cérebro leva as informações que estão na memória de curto prazo para a memória de longo prazo: a memória “permanente”. Esse processo só ocorre quando o cérebro o percebe a necessidade de usar novamente essas informações.
Em terceiro lugar, vem a fixação, que ocorre durante o sono profundo. Nesse período, o cérebro recebe a liberação do hormônio do crescimento, da leptina, do cortisol etc. toda essa química ativa a fixação das informações que estão na memória de longo prazo, impedindo-as de ser esquecidas – pelo menos enquanto forem necessárias. Essa fixação ocorre, portanto, durante um período do sono de qualidade, do sono restaurador; por isso, dormir bem é importantíssimo. A organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um período de dez horas de sono para crianças de até 10 anos de idade.
Se a criança não dorme adequadamente, acaba não tendo todas as horas de que seu corpo necessita. Ela não grava, não fia, não retém, não memoriza o aprendizado na escola ou no dia a dia.
Além disso, se não faz lição ou não revisa o que foi aprendido naquele dia, não haverá nada na memória de longo a ser fixado. E as informações vão se apagando da memória.
Por isso, ai vão algumas dicas:
Converse com seu filho sobre o que ele aprendeu:
- Filho, o que você aprendeu hoje?
- Não lembro de nada!
- Hum! Teve recreio?
- Teve.
- Vocês foram ao parquinho?
- Claro, né?!
- Que legal! Uma coisa você já lembrou. Que bom! Depois, vocês entraram e foram desenhar, pintar, ouvir uma história...O quê? E assim por diante.
Dessa forma, a criança percebe que tem de prestar atenção para poder responder a essas perguntas. Isso a incentiva a ficar mais “ligada” durante as atividades.
Quanto à lição de casa, a mãe (ou pai, é claro) deve desligar a TV, pedir, outras crianças que brinquem em outro espaço, enfim, garantir que o momento da lição realmente seja realizado e de forma agradável. Esta deve ser a única ajuda dos pais. É um “crime” fazer a lição pela criança.
Se todos os dias houver o momento da lição, vira hábito e, logo, não será mais necessário mandar a criança faze-la;
Não é nada difícil garantir esse espaço e criar o hábito de estudar, mas é fundamental para que a criança possa desenvolver autonomia na aprendizagem.

Lição, seja bem-vinda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário